BIOGRAFIA HAROLDO NAVES

Trajetória Política

Haroldo Naves Soares, natural de Santa Terezinha de Goiás, com seus 54 anos de idade, possui uma formação sólida em Gestão Pública, além de uma pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, que lhe conferiu habilidades estratégicas e competências ímpares. Ele foi criado na Fazenda Alegre, que faz parte do município de Campos Verdes. Sua infância foi moldada pelos valores de humildade e resiliência, uma vez que viveu seus primeiros anos em uma casa de pau-a-pique, desprovida de energia elétrica e água encanada. Com esses valores, Haroldo Naves se tornou professor em Campos Verdes, compartilhando conhecimento e moldando o futuro de jovens estudantes. Em 1992, movido por um espírito de serviço e com o objetivo de promover mudanças significativas em sua região, Haroldo deu seus primeiros passos na vida pública. Foi secretário municipal de saúde de 1994 a 1996.

Sua trajetória política começou em 2001, quando assumiu o cargo de prefeito na cidade de Campos Verdes, marcando o início de uma jornada dedicada ao desenvolvimento local. Seu compromisso em incentivar o empreendedorismo e impulsionar o progresso econômico local foi reconhecido com o prestigioso Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, bem como com o Prêmio de Boas Práticas Administrativas, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2012, Haroldo Naves deu mais um passo significativo em sua carreira política, tornando-se um representante dos interesses dos municípios goianos. Sua expertise e dedicação levaram-no a ser eleito vice-presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Em 2015, ele também se tornou membro do Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), consolidando sua influência política e fortalecendo suas conexões

Em 2016, Haroldo Naves foi eleito prefeito de Campos Verdes pela segunda vez, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento da região, especialmente nas questões relacionadas à exploração de esmeraldas. Sua visão estratégica permitiu resgatar a prestigiosa “Feira Internacional das Esmeraldas”, que se tornou um importante evento para a promoção do comércio e turismo local. Além disso, ele assumiu a presidência da Federação Goiana dos Municípios (FGM), demonstrando sua liderança e compromisso em lutar por um novo Pacto Federativo, uma demanda antiga dos municípios e entidades representativas. Ao assumir a presidência da Federação Goiana dos Municípios (FGM), encontrou uma instituição com pouco mais de 100 municípios filiados. Com sua determinação e compromisso incansável, hoje a FGM orgulha-se de contar com a filiação de 240 municípios, tornando-se a maior entidade municipalista do Centro-Oeste.

Em fevereiro de 2018, Haroldo Naves alcançou mais um marco em sua carreira política, sendo eleito vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a maior entidade de representação dos municípios no Brasil. Seu apoio e influência foram evidentes o todos os candidatos apoiados por ele obtiveram a maior votação da história no município de Campos Verdes, um testemunho do respeito e confiança que sua liderança inspira. No ano de 2019, Haroldo Naves foi eleito um dos 11 membros da executiva do MDB Goiás, sua liderança foi novamente reconhecida nas eleições municipais, quando ele foi reeleito prefeito de Campos Verdes com uma margem avassaladora de 65,26%. Além disso, ele desempenhou um mandato tampão como vice-presidente da CNM até maio de 2021, continuando a exercer seu papel de defensor incansável dos interesses municipais.

Em 11 de março de 2021, ele foi eleito novamente como um dos vice-presidentes da CNM, tornando-se o primeiro prefeito do Estado de Goiás a ocupar esse cargo duas vezes. Ele também conquistou uma cadeira permanente no COÍNDICE e no FCO, órgãos de grande relevância para o desenvolvimento e fortalecimento dos municípios. Haroldo Naves Soares é um político visionário e inspirador, cuja liderança tem impulsionado o progresso e a transformação em sua região. Sua capacidade de mobilizar recursos, estabelecer parcerias estratégicas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social é digna de admiração

Em 11 de março de 2021, ele foi eleito novamente como um dos vice-presidentes da CNM, tornando-se o primeiro prefeito do Estado de Goiás a ocupar esse cargo duas vezes. Ele também conquistou uma cadeira permanente no COÍNDICE e no FCO, órgãos de grande relevância para o desenvolvimento e fortalecimento dos municípios. Haroldo Naves Soares é um político visionário e inspirador, cuja liderança tem impulsionado o progresso e a transformação em sua região. Sua capacidade de mobilizar recursos, estabelecer parcerias estratégicas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social é digna de admiração.

haroldo2