1% extra do FPM será creditado no dia 09 de julho
Será depositado nessa semana, o repasse extra de 1% do FPM. O montante será creditado no dia 9 de julho e totaliza R$ 160.760.367,83 a serem divididos entre os 246 municípios goianos. O repasse é fruto de uma intensa luta do movimento municipalista, que resultou na aprovação da Emenda Constitucional 84/2014, que garante o repasse extra de 1%, no FPM de Julho, referente a arrecadação total do Imposto de Renda (IR) e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), no período de julho a junho do ano subsequente.
Embora não incida o desconto referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), neste repasse os gestores devem ficar atentos, pois as vinculações constitucionais para o gasto mínimo com saúde e educação, devem levar em consideração o valor extra de 1%. Para os municípios que têm o desconto da saúde feito no repasse, o crédito extra já virá com essa dedução.
A análise feita pela Federação Goiana de Municípios (FGM), mostra que o repasse, em relação ao realizado no ano anterior, teve um ganho de 8,09% em termos nominais. Se considerada a inflação no período, com atualização pelo IPCA, esse ganho é de 3,28%.
Para o presidente da FGM, Haroldo Naves, o repasse desta terça-feira, demonstra a importância do associativismo. “A luta para conquistar esse repasse extra foi longa e diversas mobilizações foram feitas em Brasília. A união dos prefeitos e prefeitas de todos o país, foi fundamental para que essa conquista se tornasse uma realidade”, explica o líder municipalista.
1% de Setembro – Nova Luta
A Proposta De Emenda Constitucional (PEC) 391/2017 (1% extra de setembro), já foi aprovada no Senado, e a votação na Comissão Especial, que foi unânime e sem nenhum pedido de vista, agora aguarda apreciação no plenário da Câmara.
Segundo o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é considerado a maior fonte de receita dos municípios pequenos e já considera esse avanço mais uma conquista do Movimento Municipalista, “Graças ao empenho de todos, já temos aprovado 1% em julho e 1% em dezembro. Conseguimos essa vitória e vamos continuar na luta. Agora pelo FPM de Setembro”, afirmou Haroldo Naves.
Confira os valores à serem repassados!
Fonte: FGM
Compartilhar
Relacionadas

20 mar 2025
FGM lança escola de formação para Gestores Municipais de Esportes

20 mar 2025
FGM encerra com sucesso capacitação sobre Licitações para Gestores Municipais

19 mar 2025
TCMGO Promove Evento Especial em Comemoração ao Dia do Ouvidor

19 mar 2025