13 municípios recebem Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar

A Federação Goiana de Municípios (FGM), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), promoveu a 4º edição do Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar na tarde da última quinta-feira (18). O evento foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufaiçal da UFG, na qual 13 prefeitos receberam o galardão pela implementação de projetos de estímulo à agricultura familiar. Outros 17 prefeitos estiveram presentes e receberam certificado de participação.

O prêmio tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios e obteve mais de 150 prefeituras inscritas. O reconhecimento é conferido por faixa populacional e os prefeitos que apresentam projetos com melhores resultados relativos ao estimulo, desenvolvimento e incremento da comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar, assim como o fomento do cooperativismo, recebem a premiação.

Haroldo Naves, presidente da FGM, discursou na abertura do evento e apontou a premiação como o Oscar dos prefeitos ligado à agricultura familiar. De acordo com ele, é importante que sejam destacados os projetos colocados em prática pelos prefeitos nos municípios todos os dias. “É de suma importância que exista uma consonância entre os municípios, o governo do Estado e a Academia para que haja um estimulo dos atores locais da agricultura familiar, tudo isso com o objetivo de gerar renda, buscar inovação e fortalecer a agricultura familiar”, completou.

O Secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Milton Fornazieri, também esteve presente e apontou que “a agricultura familiar se distingue da empresarial porque é cultura, é tradição, é vivência no campo”. De acordo com ele, o objetivo do ministério é estimular os prefeitos goianos a comprarem 100% de agricultores familiares, no sentido de valorizar o esforço dos agricultores e reconhecer aqueles que produzem do campo.

Já a reitora da UFG, professora Angelita Pereira, parabenizou os prefeitos e prefeitas ganhadores do prêmio e destacou a importância da realização de eventos como este, que fomentam a agricultura familiar e incentivam os municípios a terem uma gestão voltada para a sustentabilidade.

A premiação ocorreu dentro da programação da Agro Centro-Oeste Familiar, que se consolidou como um espaço para que o agricultor familiar apresente sua produção e tenha a oportunidade de discutir as iniciativas públicas para o desenvolvimento rural, como ator importante em sua construção. O evento continua até amanhã, sexta-feira (20/05), com mais exposições, cursos, shows, comidas tradicionais e produtos orgânicos.

Confira a lista dos municípios premiados: 

Faixa 1 (1.000 até 3.000 habitantes):
  • Nova América
  • Anhanguera
  • Mimoso de Goiás
Faixa 2 (3.001 até 5.000 habitantes):
  • Perolândia
  • Novo Planalto
  • Palestina de Goiás
Faixa 3 (5.001 até 10.000 habitantes):
  • Doverlândia
Faixa 4 (10.001 até 25.000 habitantes):
  • Acreúna
  • Alto Paraíso de Goiás
  • Goiás
Faixa 5 (acima de 25.001 habitantes):
  • Morrinhos
  • Bela Vista de Goiás
  • Águas Lindas de Goiás

 

A Federação Goiana de Municípios parabeniza a todos os ganhadores e agradece a participação de todos os mais de 150 municípios inscritos!

 

Para ter acesso às fotos do evento, clique aqui.

 

COMUNICAÇÃO FGM