1º Congresso Brasileiro de Trilhas é realizado


O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas (CBT) será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, de 25 a 29 de maio. O evento, em formato híbrido, irá reunir, pela primeira vez, os principais especialistas em trilhas de longo curso nacionais e internacionais. A transmissão on-line será realizada no canal da Rede no Youtube.

As trilhas de longo curso têm como objetivo a conexão das paisagens, funcionando como ferramenta para conservação ambiental e, também, oportuniza aos municípios envolvidos a transformação do turismo local, com geração de desenvolvimento econômico e social. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), no cenário pós-pandemia, os viajantes têm procurado destinos que oferecem maior contato com a natureza. Com isso, o mercado do ecoturismo e turismo de aventura é cada vez mais promissor.

O 1º CBT visa à integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das trilhas de longo curso no território nacional e contará com a presença de integrantes de diversos segmentos e de gestores de trilhas em países das Américas do Norte, Central e do Sul para troca de experiências. Na ocasião, sob a liderança da World Trails Network, serão discutidas as bases para uma Rede Pan Americana de Trilhas.

De acordo com o presidente da Associação Rede Brasileira de Trilhas, Hugo de Castro, Goiânia foi escolhida para sediar o congresso pelo protagonismo de Goiás na implantação de trilhas importantes, como o Caminho de Cora Coralina, Caminho dos Veadeiros e Caminho do Pai, que fazem parte da TLC Caminho Goyazes.

O evento contará com palestras, minicursos, oficinas técnicas, fóruns para acordos institucionais, mostra fotográfica e visitas técnicas em trilhas de Goiás. Serão cinco dias de atividades simultâneas à Feira de Negócios – X – Trilhas, com parceiros dos setores público e privado. Na programação está prevista, também, apresentação de casos de sucesso – como a Rota Vicentina de Portugal e a Rede Boliviana de Trilhas.

Entre os nomes confirmados estão: a arquiteta referência no cicloturismo, Renata Falzoni; o especialista em marketing digital no Turismo, Thiago Akira; a cofundadora da Rota Vicentina, Marta Cabral.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente. Para se inscrever e ter acesso a programação, clique aqui.

FGM e MTur