20 municípios são agraciados com o Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar 2024

  • por

A Federação Goiana de Municípios (FGM) em parceria com o Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), realizou nesta quarta-feira (08/05), dentro da programação da Agro Centro-Oeste Familiar 2024, em Mineiros, a 7ª edição do prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar, e teve com o objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios do estado de Goiás, incentivando as administrações municipais a apoiarem e fortalecerem os produtores da agricultura familiar. O evento contou com a participação de diversas autoridades e premiou 20 prefeitos (as), que realizaram projetos bem-sucedidos voltados para a agricultura.


A FGM em parceria com a Agro Centro-Oeste vem promovendo esta premiação em durante 7ª edições do evento. Este projeto vem demonstrando resultados tangíveis, como estímulo ao cooperativismo, aumento da comercialização dos produtos da agricultura familiar, geração de empregos e renda, além de promover a inovação e a integração produtiva entre cidade e campo. Os critérios utilizados para a escolha dos premiados, são avaliados por diferentes ações, tais como compras governamentais, apoio ao cooperativismo e associativismo, estímulo à comercialização da produção familiar, capacitação, inovação em serviços públicos, fomento de parcerias estratégicas, entre outras.

Representando a FGM a prefeita de Perolândia Grete Elisa, discursou na abertura e ressaltou  a importância de incentivar o desenvolvimento da agricultura dentro de cada município. “Temos a oportunidade de estimular o crescimento da agricultura familiar dentro dos nossos municípios, para alavancar a comercialização institucional, a geração de emprego e renda, além de buscar a inovação e a integração produtiva na cidade/campo.”, completou.

 

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo, o Governo de Goiás apoia a iniciativa de projetos que buscam melhorias de crescimento da agricultura nos municípios.“É de suma importância que exista a parceria entre os municípios, o governo do Estado para haja um estímulo do crescimento que gera renda, busca inovação e fortalece a agricultura familiar”, concluiu o secretário.

Para continuar promovendo a oportunidade e a comercialização institucional, a geração de emprego e renda, a inclusão com inovação e integração produtiva da cidade e no campo, a comissão julgadora do prêmio analisou e premiou 20 municípios que atingiram o ranqueamento necessário, implementado projetos bem-sucedidos voltados para a agricultura familiar.