Estratégia de Multivacinação no Brasil está sendo implementada em duas etapas


Foi publicado documento técnico referente à Estratégia de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A estratégia foi apresentada ao Ministério da Saúde pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e posteriormente adaptada à realidade brasileira, com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação, fortalecendo a vacinação de rotina e respeitando as diversidades regionais. No documento constam as ferramentas do Microplanejamento para que os municípios se organizem considerando as realidades locais.

Os municípios aplicarão as ferramentas do Microplanejamento na Ação de Multivacinação já em 2023, com o objetivo de reverter a tendência de queda das coberturas vacinais ainda este ano. Não será feita uma campanha nacional unificada – a Ação de Multivacinação será regionalizada, promovendo a intensificação da vacinação, respeitando calendários e particularidades locais.

A Estratégia de Multivacinação no Brasil está sendo implementada em duas etapas. A primeira etapa consiste na realização da oficina de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, direcionada aos profissionais locais de diversas áreas envolvidos nessas atividades. A segunda etapa refere-se à operacionalização da Multivacinação, implementada de forma regionalizada em cada unidade federada e respectivos municípios.

É importante ressaltar que as vacinas protegem contra doenças que não foram erradicadas. Assim, as baixas coberturas deixam a população suscetível à reintrodução de doenças já eliminadas do território nacional e à ocorrência de surtos de doenças de baixa incidência atualmente. Portanto, a Federação Goiana de Municípios alerta a todos os gestores para que implementem as etapas e promovam a intensificação da vacinação nos municípios goianos.

Clique aqui e acesse ao documento na íntegra.

 

COMUNICAÇÃO FGM