Cadastur disponibilizará carteira digital para profissionais do turismo

O site do Cadastur (cadastro nacional de empresas e profissionais que atuam no setor de turismo) disponibilizará aos guias de turismo, versão digital de seu crachá do guia, para comprovar a regularidade de sua atuação profissional. A iniciativa, soma ao documento físico, para agilizar o prazo para que novos profissionais possam receber o documento e iniciar suas atividades no setor, ou mesmo atualizar no seu cadastro a conclusão de cursos profissionalizantes como de idiomas ou libras.

Com isso, além do documento físico, o documento na versão digital passa a ser uma opção para comprovar a regularidade do cadastro nacional dos guias de turismo. A medida beneficia os mais de 24 mil profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas em todo o Brasil.

Para acessar 

Para visualizar a carteira digital de guia de turismo é preciso que o profissional acesse seu cadastro no Cadastur, que estará disponível no celular ou outro dispositivo eletrônico. Em um segundo momento, o Ministério do Turismo também estuda disponibilizar um aplicativo exclusivo de celular para que os guias de turismo tenham acesso, na palma da mão, às suas carteiras na versão digital, com download gratuito por meio do aplicativo.

Cadastur

O Cadastur é o cadastro nacional que reúne empresas e profissionais que atuam no setor de turismo. Segundo a Lei Geral do Turismo, o registro é obrigatório para sete categorias do setor, entre elas os guias de turismo. Como resultado do esforço permanente do Ministério para promover a formalização e a legalização de serviços turísticos no Brasil, no ano passado, 20 mil novos registros foram realizados no Cadastur. Com isso, os prestadores de serviços atuando legalmente no país alcançaram a marca de 119 mil, sendo cerca de 24 mil guias de turismo. Trata-se de uma marca histórica e o número é 20% maior do que o registrado em 2019 (98.986).

Fonte: FGM e Ministério do Turismo