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Atenção gestores para orientações sobre método para aquisição de ambulâncias tipo A

Publicado em 13/set/2017


 

Com as novas regras para obter verba destinada a Ambulância de Transporte tipo A, juntamente com a CNM a FGM esclarece aos gestores municipais goianos sobre o procedimento necessário para solicitar o veículo. A regulamentação da aplicação de recursos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi publicada pela Portaria 2.214/2017 do Ministério da Saúde (MS).

A Confederação entrou em contato com a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) em busca de mais informações, uma vez que nenhum material de orientação foi publicado pelo Ministério. Em resposta e entidade, a pasta informou que os Municípios interessados em adquirir ambulâncias tipo A podem apresentar solicitação por ofício, com base nos critérios estabelecidos pela portaria. Como o prazo para apresentar a demanda não foi definido, orienta-se que seja feita o mais breve possível.

O gestor deve inicialmente avaliar a necessidade em adquirir o veículo; e deve identificar a viabilidade e a capacidade técnica e financeira para a promoção e manutenção. Também é importante mapear a necessidade de estrutura para a qualificação dos serviços, pois mesmo recebendo a ambulância do governo federal, o Município será o responsável pelo custeio fixo e variável do bem.

A entidade publicou um modelo de ofício de solicitação para auxiliar os gestores municipais. O documento está disponível aos filiados no conteúdo exclusivo do site.

 Fonte: FGM com dados da CNM


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