Atenção para o prazo de resposta às diligências do FNDE sobre Retomada de Obras

Atenção gestores! Prazo para resposta às diligências técnicas iniciais para os participantes que aderiram ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica durante a vigência da MP 1.174/2023 se encerrará em 13 de fevereiro de 2024. A Federação Goiana de Municípios alerta que com o encerramento do prazo para manifestação de interesse no programa, municípios devem estar atentos os prazos estabelecidos na regulamentação.

A determinação está prevista na Resolução CD/FNDE nº 30, de 13 de dezembro de 2023, que ampliou o período de resposta às diligências técnicas iniciais para 60 dias a partir da publicação da resolução. Essa extensão contempla os entes que expressaram interesse, receberam as diligências iniciais, mas não responderam dentro do prazo estipulado. A alteração foi proposta devido aos prejuízos causados à interpretação dos entes federativos após a extinção dos efeitos da MP 1.174.

As diligências técnicas são conduzidas por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), no qual a equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) solicita o envio da documentação necessária. Das 3.783 obras que demonstraram interesse no Pacto, 2.906 estão relacionadas à Medida Provisória e estão inseridas nesse prazo adicional.

 

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: FNDE)