Boletim da Escola auxilia diretores na gestão educacional

Diretores das instituições de ensino que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 já podem conferir os resultados de suas escolas por meio do novo Sistema Saeb. A plataforma on-line foi reformulada para aprimorar a produção de informações e facilitar a navegação dos representantes das unidades escolares. O sistema permite que cada escola avalie, com base em evidências, o desempenho dos alunos, com o objetivo de subsidiar os diretores na gestão dos resultados educacionais.
O Saeb 2019 teve resultados divulgados por escola, em língua portuguesa e matemática, para o 5º e 9º ano do ensino fundamental e a 3ª e 4ª série do ensino médio. O Boletim da Escola mostra o desempenho no Saeb de forma contextualizada, permitindo que cada unidade escolar conheça os seus resultados, além de dados referentes aos cenários estadual, municipal e nacional.
No novo Sistema Saeb, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o boletim de todas as instituições públicas de ensino que atenderam aos critérios para divulgação dos resultados, como previsto na Portaria n.º 366/2019: mínimo de dez estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos e taxa de participação cumulativa de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados. As escolas que participaram por amostra não têm resultados divulgados individualmente, e as informações obtidas compõem os dados por unidade da Federação, região geográfica e Brasil.
O Saeb foi aplicado, no final de 2019, para mais de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 292 mil turmas, em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país. O Boletim da Escola é público, podendo ser acessado por qualquer interessado. O acesso pode ser realizado com o Código Inep da escola ou simplesmente identificando ano, unidade da Federação, município e dependência administrativa.
Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação em larga escala, realizado periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das escalas de proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
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Fonte: FGM com dados do FNDE.