Bolsonaro veta projeto que permite contratar serviços jurídicos e contábeis sem licitação
Aprovado pelo Congresso em dezembro, o Projeto de Lei (PL) 4.489/2019, que permite contratar serviços jurídicos e contábeis sem licitação, foi integralmente vetado pela presidente da República, Jair Bolsonaro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 8 de dezembro.
A FGM lamenta a decisão, pois entende que a medida proposta pelo Congresso atende à necessidade, principalmente, de pequenos Municípios que não têm condições financeiras de manter estrutura completa desses serviços dentro da própria da prefeitura. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também é favorável à dispensa e ingressou.
A Lei de Licitações determina que a licitação é inexigível em casos em que a competição é impossível, como quando é requerida notória especialização para firmar o contrato. Pelo texto aprovado no Congresso, os serviços do advogado e do contador seriam definidos, por natureza, como técnicos e singulares, se comprovada a notória especialização nos termos da legislação. Agora, caberá aos parlamentares analisar o veto e mantê-lo ou derrubá-lo.
Compartilhar
Relacionadas
6 set 2024
Presidente do TCM Joaquim de Castro ministrará palestra sobre Desafios e Providências para o início da Gestão no Encontro Anual de Gestores 2024
5 set 2024
FNDE promove webinar para orientar gestores educacionais envolvidos com o PDDE Educação Especial
5 set 2024
Última chamada: municípios têm até sexta-feira (6) para se inscrever no Qualifar-SUS
4 set 2024