Cabeceiras
Município: Cabeceiras
Fundação: 14 de novembro de 1958
Prefeito: Nadir José de Paiva
População: 7.882 habitantes
Área do Município: 1.126,912 km²
Gentílico: cabeceirense
Site: www.cabeceiras.go.gov.br
Histórico
Os primeiros habitantes do município de Cabeceiras vieram da Bahia, Minas Gerais e Formosa. A criação de gado na região era a principal atividade que as pessoas encontraram na época, pois os campos eram um ambiente propício ao seu desenvolvimento.
No final do século XIX, grandes fazendas ocupavam a maior parte do município, tais como Santa Bárbara e Monjolo. Atraídas por essa atividade, chegaram a Formosa da Imperatriz (hoje Formosa), vindas da Bahia, dona Aldonça Gomes da Silva e sua filha, Dona Lina Gomes da Silva, que adquiriram terras a sudoeste do município, e, segundo algumas informações da região, foram as primeiras habitantes das terras onde hoje se localiza Cabeceiras e precursoras da genealogia das raízes familiares cabeceirenses.
Por volta de 1938, Sebastião Crispiniano Torres, ou Sebastião Torres, como era popularmente conhecido, e Antônio Ribeiro de Andrade, ou Antônio Baiano, se juntaram a José Ribeiro dos Santos e combinaram a transferência da capela trazida de Santa Bárbara para a cabeceira do Córrego Taboquinha. O cruzeiro de madeira existente defronte à atual Igreja Católica é uma prova marcante, e nele está datado o dia 22 de maio de 1938.
Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da prefeitura de Cabeceiras
Compartilhar
Relacionadas
25 out 2024
Municípios devem enviar informações à ANA sobre cobrança do manejo de resíduos sólidos urbanos até 11 de novembro
23 out 2024
Premiação do Compliance Municipal no Encontro Anual de Gestores
22 out 2024
Prefeito de Porteirão Confirma Presença no Encontro de Gestores 2024 em Visita à Federação Goiana de Municípios
23 ago 2024