Cartilha é lançada como prevenção para tratar das consequências do uso de drogas na gestação

A cartilha “Conhecendo os efeitos do uso de drogas na gestação e as consequências para os bebês” é lançada como ferramenta de prevenção e pode ser usada pelos gestores públicos que desejam trabalhar a temática. A expectativa é trabalhar a prevenção do uso de drogas, lícitas e ilícitas, na gestação, amamentação e durante todo o período em que a mãe estiver cuidando de seu filho na primeira infância.
Criada para auxiliar na capacitação de visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz e do público geral, a publicação foi desenvolvida pela Senapred e pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (Snapi) do Ministério da Cidadania (MD). O programa é interdisciplinar e voltado ao fortalecimento de vínculos familiares, a segurança nutricional e a saúde da criança.
A intervenção da gestante dependente de álcool e de outras drogas exige cuidados necessários diferenciados, e nesse aspecto a cartilha pode auxiliar no planejamento das ações coordenadas locais. O documento propõe nortear as ações preventivas, pois ao identificar as situações pode tratá-las de forma institucionalizada.
Cartilha
A cartilha contém explicações sobre o que são as drogas, quais são as mais consumidas pelos brasileiros e os efeitos que podem provocar, sobretudo durante a gestação. Aborda, ainda, as consequências do consumo de bebidas alcoólicas, do tabaco, da maconha, da cocaína e do crack para a mãe e para o desenvolvimento do bebê.
A Federação Goiana de Municípios (FGM) reforça a importância dos gestores em utilizar essa ferramenta para prevenção das mães e recéns nascidos.
FGM e CNM