Centro Suas: atenção para prazos de procedimentos obrigatórios
Alguns procedimentos obrigatórios da Assistência Social devem ser feitos ao longo do ano a fim de manter a regularidade de repasses do cofinanciamento federal. Desta forma, os gestores municipais devem se manter atentos aos prazos.
Estes procedimentos são necessários para a manutenção e organização da gestão da Política de Assistência Social, além de garantir e assegurar melhores condições no atendimento da população usuária, bem como condições de trabalho das equipes de referência.
Entre os prazos que os gestores devem estar atentos aos prazos estão:
1 – Reprogramação de saldos: a partir do dia 31 de dezembro de cada ano;
2 – Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira de 2021: 60 dias para Gestores (24 de fevereiro de 2023); e 30 dias para os Conselhos – (26 de março de 2023); e
3 – Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SISC): 20 de março de 2023.
Alguns procedimentos operacionais devem ser feitos, mas não possuem datas definidas. São eles: atualização ou elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS); o Plano de Aplicação dos Recursos Federais; o Relatório de Gestão da Assistência Social; a atualização do Sistema de Cadastro do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas); a atualização do Sistema de Gestão do Programa Auxílio Brasil (SIGPBF); e atualização da equipe do Programa Criança Feliz.
É necessário ressaltar a importância do preenchimento destes instrumentos, uma vez que o não cumprimento da obrigatoriedade pode resultar na suspensão do repasse do cofinanciamento federal, o que prejudica a oferta dos serviços socioassistenciais.
COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas
17 set 2024
PNAE tem número de parcelas alterado
17 set 2024
Movimento municipalista perde José Patriota
16 set 2024
Palestra abordará Como Melhorar a Participação Municipal Nos Recursos do Fundeb no Encontro Anual de Gestores
12 set 2024