Ceres vai receber o primeiro atendimento da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre

Inicia no dia 14 de agosto, próxima segunda-feira, na cidade de Ceres – GO, os atendimentos da oficina ortopédica itinerante terrestre, ação do Ministério da Saúde – Programa Viver sem Limites, através da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), com a gerência técnica do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). É a primeira oficina ortopédica itinerante terrestre do Estado de Goiás.
A prestação dos serviços será realizada em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos e permite, ainda, a confecção de adaptações, ajustes, e alguns consertos em dispositivos já utilizados pela população que reside em municípios e regiões de saúde cujo acesso à oficina ortopédica fixa do Crer é comprometido pela distância e/ou regulação dos serviços.
A oficina ortopédica itinerante terrestre está vinculada ao Crer, por já possuir oficina ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde. O hospital é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER IV), e atende os quatro tipos de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.
O caminhão adaptado vai percorrer cidades do estado de Goiás, sendo prioritárias inicialmente, as mais populosas e designadas como pólos aos demais municípios, que possuem ou não Centros Especializados em Reabilitação. Para o atendimento, o serviço conta com um carro de apoio e uma equipe formada por 04 técnicos ortopédicos, sendo 01 sapateiro; 03 auxiliares de órteses; 02 agentes administrativos; 01 fisioterapeuta; e 03 motoristas.
O trabalho da oficina ortopédica itinerante terrestre será executado por meio de um processo planejado e segundo demandas das regiões. O Crer fará contatos com os municípios e instituições para verificar onde possuem pessoas com este perfil de atendimento e que já tenham prescrição médica de dispositivos ortopédicos (órteses e próteses). O roteiro das cidades atendidas será estabelecido de acordo com as articulações com cada município. A previsão inicial é dispensar 200 dispositivos mês, a depender da demanda e da articulação das redes regionais de saúde. O atendimento é exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o gerente da oficina ortopédica do Crer, Alysson Alvin Campos, “a oficina ortopédica itinerante terrestre visa ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência no SUS que necessitam de órteses e próteses com foco na organização da Rede de Atenção à Saúde. O serviço vai garantir a indicação de dispositivos assistivos, bem adaptados, adequados ao ambiente físico e social dos usuários, ampliando a integração e articulação dos serviços de reabilitação com a Rede de Cuidados À Pessoa com Deficiência no Estado de Goiás”, destaca.
Os produtos confeccionados e dispensados pela oficina ortopédica itinerante terrestre serão órteses de membros superiores e membros inferiores, coletes ortopédicos, próteses, calçados e palmilhas ortopédicas. Cadeiras de rodas, muletas, bengalas e andadores não serão dispensados através da unidade itinerante. Para esses itens, as pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do Município.
O caminhão adaptado atenderá a população de Ceres, nos dias 14 a 17 de agosto (segunda a quinta-feira), no Centro Especializado em Reabilitação (CER II), local onde o caminhão será instalado. A instituição é habilitada pelo Ministério da Saúde para atender às pessoas com deficiência física e intelectual.
Como ser beneficiado com o serviço:
: Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e realizar uma consulta com um médico da Unidade Básica de Saúde. Se houver indicação do médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para utilização da órteses ou próteses, este paciente de posse do encaminhamento/prescrição, deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de seu município.
: De posse do encaminhamento/prescrição a pessoa deverá procurar a SMS para ser Regulado e Agendar avaliação com os profissionais da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre.
: Após procedimento autorizado pela SMS da sua cidade, você será informado sobre o dia, horário e local em que a Oficina Itinerante estará na região.
Serviço:
Ceres vai receber o primeiro atendimento da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre gerenciada pelo Crer
Local: Centro Especializado em Reabilitação da Cidade de Ceres
Endereço: Rua 20, nº83 – Centro – Cep 76300-000 – Ceres – GO
Informações: 3232-3138 / 3201- 7032
 
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde