Circuito Gastronômico Goiás 2017 chega ao Vale do Araguaia

Circuito Gastronômico Goiás 2017 está realizando dez festas em diferentes cidades até dezembro. A gastronomia é hoje um dos pratos principais do turismo. Com os festivais, a culinária se  tornou um diferencial para vários destinos de Goiás, incrementando ainda ganhos culturais, sociais e econômicos. A próxima festa da cozinha goiana acontece no Vale do Araguaia, em Luiz Alves, de 2 a 4 de novembro.

Circuito Gastronômico foi criado pela Goiás Turismo em 2014, para valorizar a culinária goiana de raiz, unindo festivais que já existiam e criando novos nos municípios com vocação. Ao longo dos anos, as festas atraíram nomes consagrados da cozinha brasileira e internacional, proporcionando deliciosas combinações de sabores ao público. Os profissionais do estado ganharam conhecimento e experiência com os chefs que enriqueceram os eventos.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, “os festivais promovem uma qualificação muito rápida de pessoal, visibilidade para a cidade, aumenta o fluxo de turistas e consequentemente, aumento na receita local. Ainda serve de vitrine: as pessoas vão pela comida, e depois voltam, trazem amigos e indicam o destino”. Ele afirmou que o Circuito Gastronômico é inovador e prometeu para este ano a realização de um dos festivais mais bonitos do Estado.

Retrospectiva do Circuito Gastronômico Goiás 2017

São Simão  abriu o Circuito Gastronômico Goiás 2017, seguido pelo TerêOxente, em Terezópolis de Goiás, em abril. Em junho, foi realizado o festival de Nova Veneza. Em seguida, chegou a vez da cidade de Goiás, que sediou a festa em setembro. Depois veio Pirenópolis, também em setembro; Caldas Novas em outubro; e agora, Luiz Alves. Goiânia vai ter seu festival de 16 a 19 de novembro; e Trindade, de 30 de novembro a 2 dezembro. A festa em Alto Paraíso, de 14 a 17 de dezembro, encerra o Circuito.

Sobre o Circuito Gastronômico

Os festivais são espaços reservados especialmente para a manifestação de aprendizes e mestres da gastronomia, que transformam ingredientes básicos da tradicional cozinha local em pratos sofisticados. Os produtos da terra, misturados com arte e feitos no fogão de lenha, os doces de frutas em calda ou cristalizados e as castanhas do Cerrado exalam aromas que chamam a atenção e encantam.

Circuito Gastronômico movimenta a economia e gera empregos. “O Governo de Goiás reconhece a importância da gastronomia para gerar laços e em seu potencial para criar oportunidades de desenvolvimento. Nos orgulhamos dos chefs de cozinha e colaboradores que, ao longo do tempo, se aprimoraram e transformaram nossa gastronomia em uma das mais qualificadas do Brasil e do mundo”, afirmou o governador Marconi Perillo no lançamento do Circuito Gastronômico Goiás 2017.

Programação

A abertura do festival em Luiz Alves é às 19 horas desta quinta-feira, dia 2, com a presença  de autoridades municipais e estaduais, no salão da Prefeitura. E às 20 horas, no mesmo local, o chef Rodrigo de Melo estreia a programação com sua aula-show. Às 22 horas, sobe no Palco Praça a cantora Vanessa Oliveira.

Na sexta-feira, dia 3, as aulas-show são com Amanda Oliveira, às 18 horas; Bia Lippy às 19h15 e Eudes Assis a partir das 20h30. Às 22 horas, no Palco Praça, Fernando Perillo e sua banda fazem uma apresentação. A discotecagem que encerra a noite começa às 23h30.

No sábado, nesses mesmos horários, tem aulas-show com Keyla de Lemos, a dupla Jed e Carol, além de Viviane Gonçalves. Às 22 horas tem show com Tom Chris e, a partir das 23h30, a discotegem fecha a programação do Festival Gastronômico Luiz Alves.

Cada chef demonstra o preparo da comida, explica o processo de criação do prato e delicia a plateia, em uma sessão de degustação. Todos os dias a Vila Gastronômica começa a servir as comidas típicas a partir das 17h30.

Fonte: Goiás Agora