Circuito Gastronômico Goiás 2018 realiza 15 festivais
O Circuito Gastronômico Goiás 2018 vai realizar 15 festas até dezembro. Com os festivais, a culinária se tornou um atrativo turístico para vários destinos de Goiás, implementando ganhos culturais, sociais e econômicos. O sucesso do programa é tão grande que o Circuito vem crescendo a cada ano. Em 2017, por exemplo, a festa da cozinha goiana foi estrela em dez cidades. A culinária é hoje um dos pratos principais do turismo. E a sustentabilidade vem sendo a tônica dos festivais gastronômicos realizados pela Goiás Turismo.
A ideia é trabalhar a cadeia produtiva envolvendo o produtor rural, o pessoal que prepara o alimento e o empresariado, valorizando os ingredientes e os talentos regionais, respeitando as características e a identidade de cada local. De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, “os festivais promovem uma qualificação muito rápida de pessoal, visibilidade para a cidade, aumenta o fluxo de turistas e consequentemente, aumento na receita local. Ainda serve de vitrine: as pessoas vão pela comida, e depois voltam, trazem amigos e indicam o destino”.
Os festivais
No final de março, no dia 29, São Simão abriu a temporada. Em abril, começa no dia 26 e vai até o dia 29 o TerêOxente, em Terezópolis de Goiás. De 27 a 30 é a vez do Festival Gastronômico de Santo Antônio e, em maio, temos o de Quirinópolis, de 25 a 27. Em junho, serão realizadas as festas de Jaraguá, de 7 a 9, e de Nova Veneza, de 7 a 10.
Julho é o mês da Chapada dos Veadeiros, com o Festival em Alto Paraíso e São Jorge, de 6 a 8, e em Cavalcante, de 13 a 15. O Festival Gastronômico do Araguaia, em Luiz Alves, acontece de 20 a 22 de julho. O mês também é de comemoração para a culinária de Corumbá de Goiás, de 27 a 29. Pirenópolis sedia a festa do dia 2 a 5 de agosto e a cidade de Goiás aproveita a Semana da Pátria para fazer o evento, de 5 a 9 de setembro. O Festival Gastronômico chega a Caldas Novas em outubro, de 12 a 14, e Trindade, de 29 de outubro a 1º de dezembro. Goiânia fecha o Circuito Gastronômico de 4 a 7 de dezembro, com o Enchefs, de nível nacional.
Circuito Gastronômico
O Circuito Gastronômico foi criado pela Goiás Turismo em 2014, para valorizar a culinária goiana de raiz, unindo festivais que já existiam e criando novos. Os festivais são espaços reservados especialmente para a manifestação de aprendizes e mestres da gastronomia, que transformam ingredientes básicos da tradicional cozinha local em pratos sofisticados. Ao longo dos anos, as festas atraíram nomes consagrados da cozinha brasileira e internacional, proporcionando deliciosas combinações de sabores ao público. Os profissionais do Estado ganharam conhecimento e experiência com os chefs que enriqueceram os eventos.
O pequi, a guariroba e o frango, feitos no fogão a lenha, os doces de frutas em calda ou cristalizados e os cocos e castanhas do Cerrado, misturados com arte e criatividade, exalam aromas que chamam a atenção e encantam.
Realizado pelo Governo de Goiás e coordenado pela Goiás Turismo, o Circuito Gastronômico movimenta a economia e gera empregos. A profissionalização da cadeia produtiva acarretou resultados positivos para o setor e também para os trabalhadores, empresários e produtores da agricultura familiar. Segundo a Secretaria da Fazenda, a área de alimentos movimenta cerca de R$ 60 milhões anualmente.
Fonte: Comunicação da Goiás Turismo
Compartilhar
Relacionadas
2 out 2024
Prazo para execução da Pnab acaba em 31 de dezembro
27 set 2024
Sancionada lei que cria Semana Cultural Interescolar na educação básica
18 jul 2024
Municípios têm até 31 de julho para enviar Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB
17 jul 2024