Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Circuito Gastronômico Goiás 2018 realiza 15 festivais

Publicado em 19/abr/2018


O Circuito Gastronômico Goiás 2018 vai realizar 15 festas até dezembro. Com os festivais, a culinária se tornou um atrativo turístico para vários destinos de Goiás, implementando ganhos culturais, sociais e econômicos. O sucesso do programa é tão grande que o Circuito vem crescendo a cada ano. Em 2017, por exemplo, a festa da cozinha goiana foi estrela em dez cidades. A culinária é hoje um dos pratos principais do turismo. E a sustentabilidade vem sendo a tônica dos festivais gastronômicos realizados pela Goiás Turismo.

A ideia é trabalhar a cadeia produtiva envolvendo o produtor rural, o pessoal que prepara o alimento e o empresariado, valorizando os ingredientes e os talentos regionais, respeitando as características e a identidade de cada local. De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, “os festivais promovem uma qualificação muito rápida de pessoal, visibilidade para a cidade, aumenta o fluxo de turistas e consequentemente, aumento na receita local. Ainda serve de vitrine: as pessoas vão pela comida, e depois voltam, trazem amigos e indicam o destino”.

Os festivais

No final de março, no dia 29, São Simão abriu a temporada. Em abril, começa no dia 26 e vai até o dia 29 o TerêOxente, em Terezópolis de Goiás. De 27 a 30 é a vez do Festival Gastronômico de Santo Antônio e, em maio, temos o de Quirinópolis, de 25 a 27. Em junho, serão realizadas as festas de Jaraguá, de 7 a 9, e de Nova Veneza, de 7 a 10.

Julho é o mês da Chapada dos Veadeiros, com o Festival em Alto Paraíso e São Jorge, de 6 a 8, e em Cavalcante, de 13 a 15. O Festival Gastronômico do Araguaia, em Luiz Alves, acontece de 20 a 22 de julho. O mês também é de comemoração para a culinária de Corumbá de Goiás, de 27 a 29. Pirenópolis sedia a festa do dia 2 a 5 de agosto e a cidade de Goiás aproveita a Semana da Pátria para fazer o evento, de 5 a 9 de setembro. O Festival Gastronômico chega a Caldas Novas em outubro, de 12 a 14, e Trindade, de 29 de outubro a 1º de dezembro. Goiânia fecha o Circuito Gastronômico de 4 a 7 de dezembro, com o Enchefs, de nível nacional.

Circuito Gastronômico

O Circuito Gastronômico foi criado pela Goiás Turismo em 2014, para valorizar a culinária goiana de raiz, unindo festivais que já existiam e criando novos. Os festivais são espaços reservados especialmente para a manifestação de aprendizes e mestres da gastronomia, que transformam ingredientes básicos da tradicional cozinha local em pratos sofisticados. Ao longo dos anos, as festas atraíram nomes consagrados da cozinha brasileira e internacional, proporcionando deliciosas combinações de sabores ao público. Os profissionais do Estado ganharam conhecimento e experiência com os chefs que enriqueceram os eventos.

O pequi, a guariroba e o frango, feitos no fogão a lenha, os doces de frutas em calda ou cristalizados e os cocos e castanhas do Cerrado, misturados com arte e criatividade, exalam aromas que chamam a atenção e encantam.

Realizado pelo Governo de Goiás e coordenado pela Goiás Turismo, o Circuito Gastronômico movimenta a economia e gera empregos. A profissionalização da cadeia produtiva acarretou resultados positivos para o setor e também para os trabalhadores, empresários e produtores da agricultura familiar. Segundo a Secretaria da Fazenda, a área de alimentos movimenta cerca de R$ 60 milhões anualmente.

Fonte: Comunicação da Goiás Turismo


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios