Coleta de dados do Censo Escolar 2018 vai de 30 de maio a 31 de julho

Começa nesta quarta-feira, 30/5, o período para coleta, digitalização e exportação de dados do Censo Escolar 2018. Até o dia 31 de julho, diretores escolares e gestores das redes de ensino ficarão responsáveis por repassar as informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Conforme portaria  divulgada no Diário Oficial da União, todas as informações deverão ser precisas e fidedignas, considerando o dia 30 de maio de 2018 como data-base. No documento também consta que alunos matriculados no início deste ano letivo e nunca compareceram às aulas deverão ter suas matrículas canceladas.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica. O levantamento estatístico sobre o sistema educacional brasileiro é realizado pelo Inep, em parceria com as secretarias estaduais e municipais. Por esse motivo, o envolvimento de diretores e secretários das escolas é fundamental.
Tal levantamento é tido como uma importante ferramenta para implementação de políticas públicas educacionais que, por sua vez, são capazes de promover o bem social e auxiliar o desenvolvimento dos alunos, tornando-os capazes de transformar a realidade social, política e econômica do local onde vivem.
O Censo Escolar ocorre anualmente. O documento inclui dados sobre infraestrutura das escolas, matrículas, funções dos docentes e até mesmo o rendimento das unidades escolares. O levantamento é importante componente para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de ser utilizado como referência para metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
 
Fonte: Seduce