Conheça o Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular


Dirigentes municipais de educação, diretores, coordenadores e professores agora podem contar com a nova edição do Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento, disponível em formato pdf, é fruto do trabalho colaborativo entre representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O material tem por objetivo apoiar gestores estaduais, municipais e escolares no processo de (re)elaboração da proposta curricular de suas redes, com foco no regime de colaboração entre estados e municípios. Ele contempla as etapas de educação infantil e ensino fundamental da educação básica. Posteriormente, serão acrescentadas a etapa do ensino médio e sugestões de ações para outras dimensões da implementação, tais como: formação continuada de professores, revisão dos projetos político-pedagógicos (PPPs) das escolas e orientações tanto sobre materiais didáticos quanto sobre avaliação e acompanhamento das aprendizagens.
O trabalho colaborativo é princípio central da implementação da BNCC. Isso porque, buscar ampliar a colaboração entre entes federados, assegura que as orientações propostas pelo Guia respondam às diferentes realidades das escolas brasileiras. “Mais do que uma possibilidade, a parceria entre estados e municípios é entendida como um importante catalisador desse processo”, diz a apresentação do Guia.
Por isso, os recursos apresentados no Guia podem ser úteis em qualquer modelo de processo que as redes venham a definir. A intenção é ajudar a equipe gestora estadual a organizar o trabalho, a fim de produzir um documento que tenha como referência as aprendizagens pautadas pela BNCC, que preserve, revele e valorize a identidade e diversidade de cada localidade ou região e que seja apropriado pelos educadores como um documento orientador da sua prática.
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Fonte: Undime