Conquista: gestores terão novo prazo para o preenchimento do Censo Suas

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que os profissionais da área têm novo prazo para preencher os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social 2020 (Censo Suas). A prorrogação referente à Gestão e aos Fundos da Assistência Social vai até o dia 18 de dezembro de 2020.
Já o período de retificações dos questionários deve ser feito entre os dias 7 e 18 de dezembro. Acesse e veja as novas datas aqui. A FGM explica que a articulação feita diretamente com o Departamento de Vigilância Socioassistencial do Ministério da Cidadania. As entidades municipalistas encaminharam ofício para relatar os problemas no sistema e solicitar a prorrogação do prazo. Dentre eles, foram relatados pelos gestores: instabilidade do sistema, bloqueios na página e a própria conjuntura, onde os gestores estão no processo de transição e organização para finalização da gestão na área de Assistência Social.
As entidades municipalistas reforçam que deixar de preencher os dados pode acarretar em penalidades aos Municípios, como a interrupção do repasse dos recursos federais e impactar a continuidade da execução dos serviços socioassistenciais. Vale lembrar que no período de encerramento de gestão é fundamental concluir todos os processos relacionados à Política de Assistência Social, como o preenchimento do Censo.
Fonte: FGM com dados da CNM.