Conselho Político realizou última reunião antes da abertura oficial da Marcha

“Todos os anos, a Marcha a Brasília é aberta com o Conselho Politico na segunda-feira”, destacou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ao dar início à reunião realizada na tarde desta segunda-feira, dia 21 de maio. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Brasília, e teve por objetivo debater os principais pontos do evento, que chega à 21ª edição, consolidado como um dos maiores eventos municipalistas do mundo. O presidente da FGM, Haroldo Naves, representando os municípios goianos marcou presença na reunião.
Ziulkoski falou sobre os principais momentos desta edição, como a abertura oficial, com a presença do presidente da República, Michel Temer; o debate da pauta prioritária com deputados e senadores; e os painéis com os presidenciáveis. “Essa é uma Marcha muito representativa. Já temos mais de seis mil inscritos. A expectativa é de que tenhamos o maior número de participantes de todas as edições. Por isso é tão importante estarmos aqui conversando sobre tudo o que deve ocorrer nesses próximos dias”, disse.
Em relação ao painel com os presidenciáveis, os presidentes das entidades municipalistas estaduais destacaram a necessidade de se obter dos pré-candidatos o compromisso com os Entes locais.
Ele também destacou a importância da assembleia-geral da Marcha, que ocorre na quarta-feira, dia 23 de maio. “É neste momento que definimos os rumos que o movimento municipalista deve assumir. E isso é fundamental, pois debatemos junto a gestores dos mais de cinco mil Municípios filiados as nossas prioridades”, apontou.
Pauta prioritária
O Conselho Político da Confederação falou dos principais temas que estão em tramitação no Congresso Nacional. Entre os destaques, foram mencionadas as proposições que tratam do aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1% no mês de setembro, da atualização dos programas federais, da Lei Kandir, dos Consórcios, dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), do reajuste do piso do magistério e dos precatórios.
As pautas junto ao Poder Executivo, com 13 itens prioritários, também foram debatidas. No Judiciário, a campanha realizada pela Confederação para a votação imediata da ação referente aos recursos dos royalties do petróleo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi o destaque. O movimento municipalista deve entregar na quinta-feira, 24 de maio, abaixo-assinado com assinaturas de gestores e munícipes à Corte. A programação oferece ainda, arenas técnicas, debates com pré-candidatos à presidência da República, pautas do Congresso Nacional, sobre o Legislativo Municipal, além da assinatura da Carta de Compromissos com o Brasil.
 
Fonte: FGM com dados da CNM