Corpo de Bombeiros Militar e SES-GO lançam “Programa Capacitar para Salvar”

Ensinar as técnicas corretas de primeiros socorros é o objetivo principal do “Programa Capacitar para Salvar”, lançado nessa segunda-feira, 11/09, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, no Instituto Educacional Emmanuel, no Setor Sul, em Goiânia. O programa, que já atendeu 6 mil pessoas em todo o Estado, propõe capacitar professores, estudantes, monitores de creches, trabalhadores da área de eventos ou qualquer pessoa que se interesse por noções de primeiros socorros.
O secretário Leonardo Vilela afirma que acidentes, cortes, fraturas podem acontecer com qualquer indivíduo, a qualquer hora, e que a presença de pessoas treinadas para prestar os primeiros socorros faz a diferença. “Por isso estamos nessa parceria com os Bombeiros para treinar um total de dez mil pessoas em todo Estado que estarão aptas a prestarem esses primeiros socorros”, avaliou.
O comandante do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Cel. Carlos Helbingen atesta que o treinamento é necessário para preparar voluntários que podem socorrer vítimas até a chegada do socorro especializado. “Quanto mais rápido for o socorro, melhores chances terão as vítimas tanto de sobrevivência quanto de não apresentar sequelas”, afirmou.
O objetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás é disseminar a cultura da segurança entre os goianos, capacitando a população sobre a importância de aprender técnicas de primeiros socorros. A participação no Capacitar Para Salvar é grátis e a ação está sendo realizada em todo o Estado, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site do Corpo de Bombeiros Militar (www.bombeiros.go.gov.br ou www.saude.go.gov.br).
 
Fonte: Goiás Agora