Curso de especialização lato sensu em gestão pública com ênfase em governo local

Atenção gestores a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou, nesta quarta-feira (17), a retificação do edital do Curso de especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local. Serão oferecidas 120 vagas, distribuídas em quatro áreas de concentração: Gestão Pública LocalGestão MetropolitanaPlanejamento Territorial e Infraestrutura Local. As inscrições serão realizadas, até o dia 06 de fevereiro, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico inscricao.enap.gov.br.

Para participar, é necessário ter graduação completa em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); possuir, no mínimo, três anos completos de experiência em administração pública municipal/distrital no cargo efetivo e/ou comissionado ou emprego público municipal/distrital ou no consórcio municipal; estar em exercício no âmbito da administração pública municipal/distrital direta ou indireta ou em consórcio público, em municípios com mais de 50 mil habitantes ou em consórcio público, que atenda minimamente a um conjunto de 50 mil habitantes; e ter anuência prévia do órgão de exercício para a frequência ao curso.

A especialização tem como como público-alvo servidores, efetivos ou comissionados, empregados públicos municipais/distritais e servidores ou empregados de consórcios municipais (ou cedidos a consórcios municipais) ocupantes de cargos efetivos e/ou em comissão, em exercício na administração direta ou indireta municipal/distrital ou em consórcio público municipal, em áreas relacionadas a planejamento, orçamento, gestão, administração, obras, infraestrutura, transporte e planejamento urbano,

O curso tem o objetivo de aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos, associada a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, de gestão metropolitana, de gestão de políticas de infraestrutura local e de planejamento territorial. Visa também a aproximação dos gestores públicos locais ao governo federal e a construção das redes que sustentam a execução descentralizada de políticas públicas por descentralização de recursos, sejam obrigatórias ou discricionárias, em especial a rede do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG.

As datas previstas para o início das aulas são: 5 de março de 2018 (cursos em EaD) e 19 de março de 2018 (aulas presenciais). A Enap oferece auxílio financeiro e alojamento para os alunos durante a realização do curso.

Clique aqui para mais informações.

Fonte: FGM com dados da Enap