Cursos abordam gestão do ensino híbrido e flexibilização curricular


Os cursos de Flexibilização Curricular e Gestão da Rede para o Ensino Híbrido foi disponibilizado pelo Polo, que é o ambiente de formação do Itaú Social. Tem como objetivo apoiar dirigentes e equipes técnicas de secretarias de educação na identificação e seleção de aprendizagens prioritárias e no planejamento pedagógico para desenvolvê-las no contexto das atividades remotas e presenciais.
O curso Flexibilização Curricular aborda as ações necessárias à priorização curricular e o papel dos diferentes atores da rede em uma perspectiva sistêmica. Com carga horária de quatro horas, é possível conferir orientações para apoiar a flexibilização curricular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental, dando ênfase na continuidade e recuperação de aprendizagens e utilizando referenciais tais como os Mapas de Foco da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e novos instrumentos.
Já o curso de Gestão da Rede para o Ensino Híbrido trata de temas como planejamento pedagógico considerando as atividades presenciais e remotas, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a personalização do ensino e o papel ativo dos estudantes, mapeamento das diferentes estratégias de uso e da disponibilidade de tecnologias pelos diversos atores da rede de ensino.
Os novos conteúdos podem ser acessados gratuitamente nos percursos para dirigentes municipais e equipedirigentes estaduais e equipe; e arranjos intermunicipais. As formações estão inseridas na área temática Educação na Pandemia, que reúne mais de 40 ações formativas para apoiar os profissionais de educação. Também estão disponíveis em sua biblioteca estudos que tratam sobre os reflexos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes brasileiros e outras centenas de arquivos da área da educação.
A Flexibilização Curricular também será tema de webinário, que ocorrerá no dia 24 de junho, às 17 horas, no canal do YouTube do Itaú Social. O evento contará com a participação de representantes da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Comunidade Educativa CEDAC.
FGM e Undime-GO