Cursos EaD na área de Saneamento Ambiental

Atenção Gestores, o  Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), oferece três novas turmas de cursos a distância de autoinstrução na plataforma Moodle do Portal Capacidades.
O curso EaD de Obras Públicas de Edificação e de Saneamento – Módulo Planejamento –, elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) busca promover o conhecimento para que o participante possa, ao final do curso, aplicar os principais conceitos relacionados ao planejamento de obras públicas de edificação e de saneamento custeadas com recursos federais, em conformidade com os requisitos da legislação federal e da jurisprudência do TCU, estando apto a preencher os requisitos mínimos para fundamentar pleitos de captação desses recursos e a utilizá-los adequadamente na melhoria da infraestrutura dos municípios.
Já o curso EaD de Planos de Saneamento Básico foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades em parceria com a ReCESA – Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental, com o  IPH-UFRGS (Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), por meio do NUCASUL (Núcleo Sul de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental) e, ainda, com o ISAM-UCS (Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul). Seu objetivo principal é promover o conhecimento sobre o processo de elaboração de Planos de Saneamento Básico em conforme a legislação vigente e com base em processos participativos.
Por fim, o curso EaD do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento – Série Histórica – foi elaborado pelos técnicos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades para apresentar a ferramenta SNIS – Série Histórica aos técnicos e prestadores de serviços de prefeituras municipais e também ao público em geral.
Todos os cursos do Portal Capacidades são gratuitos. Para receber o certificado é necessário obter pelo menos 70% de aproveitamento nas atividades propostas para cada curso.
Veja mais informações sobre os cursos nos links que seguem:
1. Obras Públicas de Edificação e de Saneamento – Módulo Planejamento.
2. Planos de Saneamento Básico.
3. Introdução ao Estudo do SNIS – Série Histórica.
Atente-se para o período de inscrição!
Fonte: Capacidades