Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM) também terá representante do MMM

Publicado em 25/jun/2018


Assim como fez a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a entidade estadual municipalista também incluiu em seu estatuto o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). A representante do MMM na diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM) será a prefeita de Goiás (GO), Selma Bastos. Ela já é exerce a função de representante regional do movimento, e agora também o representará durante as reuniões e as deliberação do conselho político da FGM.

De forma inovadora, o MMM foi instituído para incentivar a participação feminina na política e nas decisões que impactam diretamente na qualidade de vida da população. As fundadoras da iniciativa, Tania Ziulkoski e Dalva Christofoletti, comemoraram a inclusão do Movimento no estatuto da entidade municipalista nacional, com direito a voz e a voto nas definições políticas da CNM. Selma participou dessa avanço e da comemoração de um ano de existência do MMM, durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano.

Uma das representantes regionais do MMM e agora membro da diretoria da FGM, a prefeita recebeu o movimento em seu Município, em agosto de 2017, para primeiro encontro do movimento feminino municipalista. Selma é uma integrante ativa do movimento municipalista, tanto nacional quanto regional, e foi a primeira mulher eleita para gerir o Município de Goiás, por meio de chapa totalmente feminina. Atualmente, ela e vice-prefeita, Pastora Márcia, promovem diversas ações de fortalecimento das mulheres e de inclusão da mulher na política.

Política 
Nesse sentindo, o Movimento busca também dar maior visibilidade aos governos femininos e busca aumentar a quantidade de mulheres prefeitas representando a nivel nacional a CNM e nivel estadual a FGM em eventos nacionais, estaduais e internacionais. Em seu primeiro ano de existência, nove prefeitas representaram a entidade em sete agendas externas. Entre eles, a prefeita Selma participou do Encontro de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Saudáveis da Região das Américas, em Acapulco, México, em abril deste ano.

Dados da Procuradoria da Mulher do Senado Federal indicam que no Goiás, apenas 13% dos cargos eleitos totais são ocupados pelo sexo feminino. Com isso, dos 2.794 cargos de representação política, apenas 363 apresentam mulheres como titulares. No âmbito municipal, dos 246 Municípios, apenas 36 possuem prefeitas, representando 15% do total. Já nas câmaras municipais o porcentual é de apenas 17%.

Haroldo Naves, presidente da FGM, “ressalta que a participação femenina no movimento municipalista tem sido de grande relevância, onde idéias inovadoras que são apresentadas e implementadas por mulheres engajadas as quais tem se destacado e são reconhecidas cada vez mais nas políticas públicas municipais”.


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios