Documentário sobre a trajetória de Íris Rezende na política é lançado em Goiânia


Presidente da FGM, Haroldo Naves, prestigiou o evento

 

Nesta quinta-feira (22/12), Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), participou do lançamento do documentário Íris – 62 anos de vida pública. A produção, dirigida por Hamilton Carneiro, teve seu lançamento realizado exatamente no dia em que Íris Rezende completaria 89 anos de vida, no Centro Educacional SESC Cidadania.

Durante décadas, Carneiro reuniu um vasto material do líder emedebista, que teve sua carreira política iniciado em 1959. A obra reúne fotografias, vídeos de vários momentos da sua atuação política, campanhas e entrevistas inéditas. Não atoa, a homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Goiânia reuniu diversos gestores do país e do Estado de Goiás.

O filme acompanha a vida de Iris desde o seu nascimento, até seus últimos dias de vida pública. Com ênfase para a eleição na qual ele concorreu ao cargo de vereador e o encerramento do quarto mandato como prefeito de Goiânia, em 2020. Iris morreu em novembro de 2021 depois de permanecer 91 dias internado para o tratamento das consequências de um AVCH que o vitimou em agosto daquele ano.

Durante a cerimônia, Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito Íris Rezende, afirmou que a data, apesar de ser um dia de muitas saudades, ainda é um dia de celebração. “Meu pai está em muitos lugares, ele está em nós. E vai ficar”, completou. Representando o governador Ronaldo Caiado, sua filha Anna Vitória Caiado, contou sobre a relação de Caiado e Rezende e afirmou que “hoje a gente comemora a vida de um homem público que deixou em cada um de nós um pouco de sua história”. Já Daniel Vilela, vice-governador eleito do Estado de Goiás, afirmou que o legado de Íris é grande demais para ser resumido em poucas palavras.

Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios, e Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito Íris Rezende Machado, na cerimônia de lançamento do documentário Íris – 62 anos de vida pública.

 

COMUNICAÇÃO FGM