É divulgada lista de escolas vencedoras do Prêmio Leia do AlfaMais Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), divulgou na última quinta-feira (01/06), a lista das 150 unidades escolares das redes públicas de 87 municípios goianos que receberão o Prêmio Leia, instituído através do Programa AlfaMais Goiás. A cerimônia para a entrega dos prêmios será realizada no dia 14 de junho de 2023, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e esta é a primeira edição da premiação. A partir desse ano de 2023, as premiações deverão ocorrer anualmente.

Esta é uma ação de incentivo às escolas públicas municipais que participam do programa de Alfabetização do Governo de Goiás implementado em regime de cooperação com os municípios. De acordo com a Secretaria de Educação de Goiás, as escolas que obtiveram os melhores resultados na avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), realizada em dezembro de 2022, serão premiados com o valor de R$ 80 mil.

Para que as escolas recebam o valor integral do prêmio, é necessário que os seguintes critérios sejam cumpridos: manter os resultados positivos nas próximas avaliações; adotar uma unidade escolar da rede municipal; e fazer um plano de ação técnico-pedagógico para garantir o avanço das escolas adotadas.

“Lei do Prêmio”

Em 9 de agosto de 2021, foi aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a Lei nº 21.073, Lei de Incentivo à Premiação. Destinada às escolas públicas das redes estadual e municipais, a lei tem como objetivo incentivar e premiar as escolas, baseando-se nos resultados obtidos anualmente através das avaliações do Saego.

Veja aqui a lista completa de escolas.

 

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Secretaria de Educação de Goiás)