É instalada Frente Parlamentar Municipalista na Assembleia Legislativa de Goiás

Foi instalada, na tarde da última terça-feira (23), a Frente Parlamentar Municipalista, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM). Proposta pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), que também foi empossado primeiro presidente do colegiado, a instalação ocorreu na Assembleia Legislativa de Goiás. A Frente, que tem o objetivo de fortalecer as ações prioritárias em prol dos municípios, vem como uma importante vitória do movimento municipalista.

De acordo com o deputado, a frente servirá como um palco para auxílio das discussões e decisões que afetam os municípios, um espaço para que os gestores busquem mais recursos e benefícios de forma aberta e democrática. “Essa frente, nesse momento em que discutimos uma reforma tributária e um novo arcabouço, vem para que possamos ampliar essas discussões. A ideia é buscarmos uma solução para que a União não concentre mais e mais recursos e, consequentemente, fazer com que os municípios e estados ampliem sua independência”, afirmou.

Olímpio foi prefeito do município de Jaraguá duas vezes e apontou, em seu discurso, que está muito feliz em fazer parte desta organização em prol dos interesses municipalistas. A criação da frente municipalista veio a partir de uma demanda de gestores municipais, inclusive a FGM e a Associação Goiana de Municípios (AGM).

“Fico muito feliz, como ex-prefeito que sou e, agora, deputado, em presidir esse grupo”, discursou o Deputado Estadual Lineu Olímpio na Assembleia Legislativa de Goiás

De acordo com o presidente da FGM, Haroldo Naves (MDB), este é um momento importante para o municipalismo goiano, pois trata-se de um instrumento eficaz para viabilização das demandas dos municípios, uma oportunidade de facilitar o diálogo entre as esferas. “É uma estrutura formada para que os parlamentares possam ouvir e dialogar com os prefeitos de forma aberta, para que possamos caminhar para fazer um pacto federativo mais justo”, comentou.

Presidente da FGM, Haroldo Naves, discursa na instalação da Frente Parlamentar Municipalista

Além de Olimpio, foram nomeados os seguintes deputados que farão parte dessa nova frente: Bia de Lima (PT), Amauri Ribeiro (UB), Gustavo Sebba (PSDB), Issy Quinan (MDB), Antônio Gomide (PT), Renato de Castro (UB), Veter Martins (Patriota), Dra. Zeli (UB) e Wagner Camargo Neto (Solidariedade).

 

COMUNICAÇÃO FGM