É lançada 6ª edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (DPNI/SVSA/MS) lançou, na última terça-feira (26), a 6ª edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). O documento contém diretrizes e procedimentos relacionados à disponibilização de produtos imunobiológicos nesses locais, com destaque à ampliação das indicações clínicas de acesso aos imunobiológicos ofertados nos centros.

A publicação adere às diretrizes essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo os princípios de universalidade e equidade. Além disso, promove a disseminação de informações apropriadas em todas as áreas do sistema, garantindo segurança na administração de imunobiológicos a pessoas com maior propensão a doenças ou riscos de complicações, tanto para elas próprias quanto para terceiros. O material também contribui para o reforço dos processos de formação, atualização e aprimoramento dentro do contexto do SUS.

A 6ª edição do manual mantém a estrutura das edições anteriores e traz informações essenciais para profissionais de saúde, além de lista atualizada dos Crie em funcionamento em 2023. O documento é estruturado em cinco segmentos: conceitos de imunização; indicações do Crie; informações sobre os imunobiológicos oferecidos, responsabilidades dos Crie frente ao atendimento dos Eventos Supostamente Atribuídos à Vacinação ou Imunização (Esavi); e aspectos administrativos e gerenciais.

 

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Saúde)