É lançado edital de chamamento público para adesão de médicos no programa Mais Médicos


Na última semana o Ministério da Saúde publicou o edital nº5 (de 19 de maio de 2023), que tem o objetivo de realizar chamamento público de médicos formados em instituições de educação superior brasileiras e estrangeiras para o programa Mais Médicos. Gratuitas, as inscrições ficarão abertas entre 26 e 31 de maio. O chamamento público dará prioridade a médicos brasileiros com registro no país e as vagas remanescentes serão ocupadas por profissionais brasileiros formados no exterior ou estrangeiros.

Após a validação do cadastro, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais para atuação de sua preferência e a previsão do Ministério da Saúde é que os aprovados comecem a trabalhar no fim de junto. Ainda, o edital especifica que, para a execução das ações de aperfeiçoamento no âmbito do projeto, será concedida aos médicos participantes uma bolsa-formação com valor mensal de R$ 12.386,50

De acordo com o documento, para participar do edital, é necessário possuir diploma de graduação em medicina em instituição de educação superior brasileira legalmente estabelecida e certificada pela legislação vigente; ou possuir diploma de graduação em medicina obtido em instituição de educação superior estrangeira revalidado no Brasil, na forma da Lei e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina – CRM.

Relançado pelo governo em março deste ano, o Mais Médicos agora oferece aos participantes a oportunidade de realizar especialização em medicina de família e comunidade e mestrado em saúde da família. Semanalmente, os médicos deverão dedicar 44 horas ao programa, das quais 36 em atendimento e 8 em atividades relacionadas a atividades de formação, de acordo com o edital.

A expectativa é que seja ampliado para 28 mil o número de participantes do programa, até o fim do ano.

Para ler o edital na íntegra, clique aqui.

 

Como se inscrever e critérios de alocação nos municípios

Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, aqui. Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

 

COMUNICAÇÃO FGM (fonte: Ministério da Saúde)