É prorrogado prazo para finalizar o questionário do diagnóstico do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada


De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC), todos os estados, o Distrito Federal e 86% dos municípios brasileiros que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada já finalizaram o questionário do diagnóstico de redes. Entretanto, 5% dos municípios goianos que aderiram o programa ainda não preencheram. Agora, com o prazo prorrogado, os municípios ainda podem respondê-lo até 14 de agosto.

A etapa faz parte do planejamento da política de Alfabetização do território e visa possibilitar ao Ministério conhecer as principais ações desenvolvidas pelos entes, em busca da garantia do direito à alfabetização das crianças.

As unidades da Federação (UF) em que 100% dos municípios concluíram o diagnóstico de rede são: Roraima, Rio Grande do Norte, Paraíba, Amapá, Maranhão e Distrito Federal. Quanto ao Tocantins e ao Paraná, falta, ainda, 1% dos municípios que aderiram ao compromisso concluir o preenchimento do diagnóstico. Já no estado de São Paulo, 70% dos municípios finalizaram o questionário.

O diagnóstico de redes está estruturado nos cinco eixos propostos no Compromisso: gestão e governança; formação; infraestrutura física e pedagógica; sistema de avaliação; e reconhecimento de boas práticas. Ele permitirá que a elaboração do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) e da Política de Alfabetização do Território contemple ações que compõem os eixos e esteja alinhada com as necessidades e especificidades de cada ente subnacional.

Passo a passo

Para realizar o diagnóstico, basta clicar aqui, efetuar o login com o CPF e senha ou acessar a conta Gov.br.   

Em seguida, o usuário deve clicar no módulo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Depois, preencher o Diagnóstico de Redes, clicando no número da questão e marcando a opção desejada de resposta. Em seguida, clicar no botão “Salvar” e no número da próxima pergunta, repetindo o procedimento a cada questão.  

Durante o preenchimento, é possível retornar e alterar a resposta, se for necessário. Após concluir o preenchimento de todas as questões e clicar nas abas “Síntese” e “Finalizar diagnóstico”, não será possível realizar alterações. Na aba “Síntese”, é possível visualizar todas as questões e respostas preenchidas.

Veja abaixo:

 

 

COMUNICAÇÃO FGM