Em menos de um mês, Clique Escola alcançou mais de 130 mil acessos da educação básica

Lançado em outubro de 2020, o Clique Escola, aplicativo desenvolvido para dar transparência aos dados educacionais e financeiros das mais de 180 mil escolas públicas e privadas da educação básica do país, alcançou mais de 130 mil acessos (downloads), superando a meta inicial de 100 mil acessos.
O aplicativo disponibiliza à comunidade escolar e à sociedade informações como a nota de cada escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) por ano, etapa de ensino e disciplina; a distorção idade-série por ano e etapa de ensino; a média de alunos por turma e por etapa de ensino; a porcentagem de professores com curso superior por ano e etapa de ensino; as taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono, por etapa de ensino; além dos recursos repassados via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
De acordo com a Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), o Clique Escola tem como objetivo ser um canal de comunicação do MEC com as instituições de ensino. Ele contribui para alcançar as ações estratégicas do Plano Nacional da Educação (PNE) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especialmente quando tratam da participação das comunidades escolar e local no acompanhamento e no controle social das ações e na transparência das informações sobre as escolas.
Vale lembra que o MEC está trabalhando para aperfeiçoar o aplicativo  para implementar novas funcionalidades e melhorar a experiência dos usuários em relação à visualização semântica de dados educacionais, à interatividade e ao desempenho do aplicativo. Serão inseridos mais informações educacionais, financeiras, geográficas, estatísticas e ainda dados de ‘georreferenciamento’ de escolas.
Na criação do aplicativo o MEC realizou uma consulta junto às comunidades escolares dos estabelecimentos públicos de ensino básico, mais de 43 mil diretores, professores e estudantes participaram, sendo que 94% afirmaram que é importante a disponibilização de informações educacionais e financeiras em um aplicativo e 78,5% informaram que utilizariam o aplicativo. O Clique Escola está disponível para download, de forma gratuita, nas lojas Google Play e App Store.
Fonte: FGM com dados ME.