Encontro de Primeiras Damas, Prefeitas e Secretárias é realizado em Goiânia com presença de autoridades

Mais um grande evento realizado pela FGM juntamente com a CNM, o MMM e a AGM foi sucesso. O Encontro de Primeiras Damas, Prefeitas e Secretárias foi realizado no Auditório da Caixa Econômica Federal. Na oportunidade o evento abordou com gestoras de todo o Estado, sobre o trabalho das mulheres frente à gestão municipal e na política brasileira. Além claro de  debater sobre ações no campo da prevenção e do combate à violência contra as mulheres, bem como divulgar um novo projeto da CNM que foi lançado como piloto em Goiás, a Rede de Municípios Doadores, uma iniciativa que visa articular prefeituras, hemocentros e doadores para a promoção e aumento da doação de sangue.
Além das prefeitas, primeiras-damas e secretárias prestigiaram o evento: Valéria Perillo – Primeira-dama do Estado e presidente de honra da OVG, Onaide Santillo – Secretária Cidadã, Dalva Cristofoletti e Tânia Ziulkoski fundadoras do MMM, Paulo Ziulkoski – presidente da CNM, Marise Fernandes – Sup. Da Caixa, Natália Prates – Prefeita de Cachoeira Dourada que representou o presidente da AGM (Paulo Resende).
Com o objetivo melhorar a gestão da política de assistência social nos municípios, a FGM viu a necessidade de se discutir sobre o tema e outros demais com as gestoras goianas. O presidente da FGM, Haroldo Naves, destacou em discurso sobre o trabalho das mulheres nas prefeituras do Estado. “A competência da mulher é diferenciada. No meu Município, 2/3 do meu secretariado são mulheres. No segundo escalão, ¾, assim como na FGM. E vocês cada vez mais empoderando, trabalhando, vão ocupando espaços”, finaliza.
O presidente pontuou também que a FGM tem trabalhado de braços abertos para todas, e citou a rede de primeiras-damas criada pela entidade que tem como objetivo a troca de experiências e o fortalecimento da mulher dentro da gestão municipal.
A primeira dama do Estado, Valéria Perillo, durante discurso, citou a importância das entidades municipalistas como a FGM, CNM e AGM na luta por melhorias as prefeituras e também a sociedade. “É exatamente lá no Município que as coisas acontecem. São vocês que conhecem a realidade do Município e das pessoas que lá residem. FGM e CNM tem que estar cada vez mais unidas. E tem que ter participação de prefeitos, secretários, para ter força e pressionar o Governo Federal”, disse.
Valéria Perillo destacou também o forte trabalho que a FGM tem realizado que é engrandecedor e os benefícios estão sendo os resultados nos municípios, salientou ainda que gostaria de fazer parte da FGM. “Encontros como este são a oportunidade de todas se preparem e desenvolverem políticas públicas que chegue realmente a quem mais precisa” frisa.
A primeira-dama de São Miguel do Passa Quatro, Fabiana Ceciliano, e a prefeita de Aparecida do Rio Doce, Francisca Resende, prestigiaram o encontro e destacaram o trabalho da FGM. “Parabenizo a FGM por promover um encontro desse tamanho que valoriza e reconhece o trabalho de todas, isso faz toda a diferença. Acredito que poderemos levar muito mais conhecimento e melhorias para que sejam aplicadas a nossa gestão” pontua a primeira-dama de São Miguel do Passa Quatro.
Já o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, em seu discurso ponderou sobre a importância da mulher para o município. “Temos 648 mulheres trabalhando pelos Municípios, um número muito baixo, mas estamos aos pouquinhos mudando isso e empoderando mais as mulheres. Quando a mulher participar mais, vamos mudar a realidade desse país”, completa.
Rede de Municípios Doadores
A iniciativa tem por objetivo estimular a doação frequente e regular de sangue em todos os Municípios brasileiros. Inicialmente o projeto está sendo implantado aqui em Goiás.
O intuito é estimular a doação de sangue, buscar inserir as mulheres na liderança de projetos sociais que causam impactos diretos na vida das pessoas e na gestão pública, colocando-as como madrinhas da Rede de Municípios Doadores.
A primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, elogiou a iniciativa da CNM. “A proposta é fortalecer e estimular o projeto Municípios Doadores. É uma causa humanitária e a gente precisa se sensibilizar para salvar vidas. Quem sabe uma hora a gente também vai precisar. E aí, lá no Município, o banco não estará fortalecido. Essa busca de doadores vai facilitar o Hemocentro”, completa.
As fundadoras do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti, contaram para a plateia, sobre a participação delas na vida pública em luta dos Municípios e enalteceram a importância das mulheres na implementação de projetos sociais, como na rede de municípios doadores. Uma das fundadoras, Tânia Ziulkoski, destacou o fortalecimento da parceria entre FGM e CNM que é antiga e ponderou sobre a rede de municípios doadores que é um projeto novo e a necessidade das primeiras-damas estarem engajadas na rede, devido à proximidade das mesmas com a comunidade para o desenvolvimento e o sucesso da rede.