FGM participa do Encontro Estadual do Terceiro Setor

A Federação Goiana de Municípios (FGM) prestigiou nessa quarta-feira (18), o Encontro Estadual do Terceiro Setor, que foi realizado no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Foram reunidas diversas autoridades e representantes das entidades filantrópicas de Goiás para debater a autonomia financeira das instituições, políticas públicas e o apoio do Poder Público.

O encontro contou com a participação da secretária Nacional de Desenvolvimento Social, Maria Yvelônia, a diretora de Ações Sociais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG ), Jeane de Cássia Abdala, e também do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), também integrante da Frente Parlamentar.

Os participantes puderam ter acesso também a palestras sobre temas diversos como Gerenciamento de Projetos, A importância do Terceiro Setor, Emendas Parlamentares e Captação de Recursos.

O objetivo é buscar caminhos para que as instituições continuem a atuar, prestando serviços de atendimento social para pessoas em vulnerabilidade, uma vez que após a pandemia e com a atual crise financeira, diversas entidades tiveram redução no orçamento mensal previsto para realização das atividades.

Soma-se a este cenário à redução de renda por parte da população, que resultou no aumento de demanda pelo atendimento prestado pelas instituições.

Essas entidades oferecem inúmeros serviços na área de educação, saúde, esporte, lazer, formação profissional, dentre outras, tornando a sociedade menos desigual e promovendo mudanças de vidas. Por isso, são consideradas essenciais.

Thiago Albernaz é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e um dos realizadores do evento que reuniu aproximadamente 200 pessoas.

O deputado estadual, Thiago Albernaz, explica que dentre todas as pautas discutidas, o seminário terá o objetivo de fazer formulação de solicitação ao governo do estado.

“Estamos buscando um processo de regularização fundiária das áreas públicas para com essas entidades. Acho que essa é uma das lutas que nós temos”, disse Thiago Albernaz.

O deputado ainda destaca que: “após esse momento de pandemia, é necessário entendermos o quanto o terceiro setor influencia no dia-a-dia das pessoas: os mais vulneráveis que o terceiro setor pode ajudar”.

Jeane de Castro, diretora de ações sociais da OVG, afirma que a OVG tem um trabalho de apoio às entidades sociais.

“Com esse evento buscamos a interação e articular com parceiros importantes. Também mostraremos o trabalho que a OVG realiza para que alcancemos mais pessoas. Hoje, o principal desafio das instituições é a constituição e fortalecimento”.

O Encontro Estadual do Terceiro Setor é uma realização da Frente Parlamentar do Terceiro Setor, da Federação das ONG’S do Estado de Goiás (FOGO), do Fórum Goiano do Terceiro Setor, dos deputados Thiago Albernaz (MDB) e Jeferson Rodrigues (Republicanos), e da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Goiás. O evento conta também com o apoio do Ministério da Cidadania, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, da OVG e do Governo Estadual.

FGM