Tribunal de Contas do Estado de Goiás realiza encontro regionais em Jaraguá

  • por

A 14ª edição dos Encontros Regionais do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), realizado nesta quinta-feira (25/04), no Colégio Tecnológico de Goiás, na cidade de Jaraguá, mobilizou dezenas de municípios do Vale do São Patrício. Para debater a Finalização de Mandato – Vedações e Responsabilidades dos Agentes Públicos, tendo como conselheiro-diretor Sérgio Cardoso, responsável pela 4ª Região, integrada por 50 municípios.

Durante o encontro o debate sobre a “Finalização de Mandato: Vedações e Responsabilidades dos Agentes Políticos”, tem como objetivo orientar agentes públicos para o último ano de mandato, ressaltando a observância legal e ética, em antecipação às eleições municipais.

Para o presidente do TCM, Joaquim de Castro recomendou aos prefeitos que estão terminando o mandato a ter sempre um olhar transparente, fazendo uma transição republicana, expondo a quem vai assumir toda a situação da prefeitura. “É necessário ter muita parcimônia no gasto em final de mandato, fazer aquilo que é necessário, manter o serviço funcionando e que o dinheiro seja bem aplicado”, observou.

O conselheiro Sérgio Cardoso, responsável pela região, disse que os gestores estão mobilizados para apresentar suas demandas ao TCMGO. “Vamos falar sobre a entrega do mandato, no que tange à transição; e também aos presidentes de Câmaras, que estão no final de suas administrações”.

 

O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, falou sobre as vedações e responsabilidades dos agentes políticos no último ano de mandato, e, em seu nome, agradeceu aos vereadores, secretários e os prefeitos presentes.” Com orgulho, parabenizo a todos o interesse de aprender, de ouvir para que possamos terminar nossos mandatos de cabeça erguida”, disse.

 

Convidado do evento, o deputado Zacarias Calil, enalteceu o Encontro Regional, enfatizando que o TCMGO aproxima a comunidade, funcionários públicos e gestores. “O mais importante é a orientação que o Tribunal pode fazer para os gestores. É um evento importante, muito significativo”. E acrescentou: “Ninguém é dono da verdade nem conhecedor de tudo e, com esse evento o TCMGO se dispões a esclarecer dúvidas, para que o gestor não possa errar, que possa dar os caminhos para ser corrigido”.

A mesa diretiva foi composta pelos presidentes da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves; da União dos Vereadores de Goiás (UVG), Francisco Carlos de Carvalho; da Associação Goiana de Municípios, Carlão da Fox; deputado estadual Lineu Olimpo; prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar; presidente da Câmara Municipal de Jaraguá, Maria Divina Avelar.

FGM e TCM