Entidades representativas municipais orientam gestores em formação da Enap

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM) estiveram reunidas na tarde desta terça-feira, 19 de junho, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, para falar do movimento municipalista.
A palestra, ministrada aos alunos de especialização em gestão pública com ênfase em governo local, teve como objetivo “trazer parceiros estratégicos da Enap, para, quando os gestores voltarem aos seus Municípios, fazerem uso das instituições representativas de âmbito nacional”, explicou o coordenador-geral de pós-graduação, Rodrigo Torres.
Conquistas e desafios
O 4° vice-presidente da CNM, Haroldo Naves, foi o primeiro a se apresentar à turma. Ele retomou o histórico da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, falou das conquistas da CNM ao longo da sua história e destacou os projetos prioritários para a entidade no Congresso Nacional e no Judiciário. Entre os pleitos em análise na Câmara e no Senado, estão o substitutivo do Imposto Sobre Serviços (ISS), os projetos de consórcios (Cauc e CLT), a Lei Kandir e o 1% de setembro.
“Eu e vocês, gestores, não só os prefeitos, devemos estar atentos aos efeitos das leis e dos projetos. Por exemplo, na área de resíduos sólidos, tem muitos respondendo a processos. Além disso, boa parte dos Munícipios enfrentam problemas de gestão e financeiros”, alertou.
Logo depois, durante a fala da técnica da CNM Jasmim Madueno sobre as ferramentas e os projetos da entidade, Naves chamou atenção para o site do Observatório Político. “Instrumento importantíssimo do ponto de vista político para o deputado, o senador e o gestor saberem de quem e como cobrar”, justificou.
Conhecimento e ação
Em uma das aulas de pós-graduação da Enap, os alunos tiveram contato com a Mandala ODS, disponível na área de acesso exclusivo do portal CNM. Além dela, Jasmim apresentou o conteúdo produzido pela Confederação. “Temos a rede municipalista, que é o principal ponto de contato com quem está na ponta, com o objetivo de disseminar os temas de interesse e fortalecer o movimento. Atualmente, também estão disponíveis dois cursos EaD [Ensino à Distância]”, listou. Ao comentar a parceria com a Enap para fomentar o ensino e as iniciativas da CNM, ela falou que os esforços são para que “o prefeito e sua equipe tenham à disposição ferramentas exclusivas para diagnóstico e planejamento das ações locais”.
Essa é a primeira turma da especialização da Enap. O curso recebeu um total de 2,5 mil inscrições de gestores interessados no tema e dispostos a encarar 12 semanas de curso intensivo, com aulas no período da manhã e da tarde. A palestra com a CNM, a AMB e a FNP integrou as atividades de encerramento, visto que a turma acaba as atividades na próxima semana. “Além da bagagem e do conhecimento, tem a rede de relacionamentos e a troca de boas práticas”, argumentou Torres.
 
Fonte: CNM