Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Estado cria comitê permanente para evitar aglomerações em municípios turísticos

Publicado em 10/set/2020


A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores municipais que o governador Ronaldo Caiado decidiu, em acordo com prefeitos e representante do Ministério Público, criar um comitê permanente para atuar no enfrentamento à Covid-19 nos municípios turísticos goianos nos próximos feriados prolongados.

Participaram da reunião virtual representantes de 16 municípios turísticos. A proposta de se criar um comitê envolvendo todos os municípios turísticos foi apresentada pelo prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, e teve a aprovação de Caiado e dos demais presentes.

O representante do Executivo goiano indicou para integrar o novo comitê, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum e os secretários Fabrício Amaral (Turismo) e Tony Carlo (Comunicação). Também foi sugerida a participação de representantes do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Saúde.

O sentimento foi compartilhado pela secretária de Saúde municipal, Fátima Mrué, que representou o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, na videoconferência. Durante a reunião, ela anunciou que na capital as regras serão mais rígidas, já que foi constatado que 50% dos estabelecimentos fiscalizados estavam descumprindo os protocolos. Para ela, esse comportamento influencia negativamente a realidade de cidades vizinhas e turísticas.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o segmento turístico seria muito prejudicado com um novo fechamento e grande parte dos empresários está cumprindo os protocolos, entretanto, em sua avaliação, o que aconteceu no último fim de semana foi algo totalmente atípico e infeliz.

Polos Turísticos 

O grande número de turistas que desembarcou em Aruanã no último feriado surpreendeu o prefeito Hermano de Carvalho.  A conscientização da população foi apresentada como um ponto essencial para os prefeitos, que pediram o apoio do Governo do Estado em ações com este foco. Segundo eles, apesar da importância do turismo para a economia, ficou claro que muitos visitantes não respeitaram os protocolos sanitários.

Para o prefeito de Pirenópolis, João Batista Cabral, a realidade seria outra se as restrições à entrada de turistas na cidade estivessem sendo mantidas, entretanto, destaca que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reabertura da cidade.

Em Rio Quente, o prefeito João Pena sugeriu que assim como foi proposto pelo município vizinho de Caldas Novas, nos próximos feriados prolongados apenas os turistas com reservas prévias sejam permitidos, respeitando o limite de pessoas previsto em cada localidade.

Também avalizaram a proposta os prefeitos Marinho Mendes (Alto Paraíso), José Elias Fernandes (Aragarças), Azaíde Donizetti (Luís Alves), Adivair Gonçalves (Lagoa Santa), Hugo Deleon (Três Ranchos), Marconni Pimenta (Britânia), André de Sousa Chaves (Buriti Alegre), Gustavo Marques (Formosa), Ailton José Barretos (Bandeirantes) e Francisco Alves de Souza Junior (Teresópolis). A videoconferência contou ainda com a participação do secretário de Comunicação, Tony Carlo e da superintendente da Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

Fonte: FGM com dados da GT.


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios