Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Estudo mostra que Goiás cresce acima da média nacional em 2017

Publicado em 13/set/2017


Relatório do Mapa da Recuperação Econômica, estudo encomendado pelo Banco Santander, dos economistas Everton Gomes e Rodolfo Margato, revela que Goiás figura entre os principais estados brasileiros na recuperação do PIB em 2017, com previsão positiva de 2,2%, o 4º estado no ranking nacional de recuperação da economia. O tema foi destaque na edição que circulou no início desta semana no jornal Valor Econômico. A reportagem revela que das 27 unidades da federação, apenas sete devem registrar queda do PIB este ano.

Segundo o estudo, o PIB nacional deve crescer 0,5% no período, enquanto que o PIB de Goiás deve ter saldo positivo de 2,2%, puxado, principalmente, pelo agronegócio, com taxa positiva de 9,3%; seguido da indústria, 1,3% e serviços, 1,1%. O economista Rodolfo Margato disse em entrevista ao Valor Econômico, que em estados como Goiás “a renda agrícola está exercendo efeitos indiretos importantes sobre as agroindústrias, o mercado de trabalho e o setor de serviços”, potencializando os estímulos ao aquecimento da economia na Região Centro-Oeste.

O resultado da pesquisa deixa claro que a política de atração de negócios do Governo do Estado, com foco na diversificação dos ramos de atuação, já demonstrou resultados, e Goiás conseguiu passar de forma menos dolorosa pela longa crise que atingiu o Brasil. No ranking nacional, Goiás está na 4ª posição entre os estados que mais crescerão em 2017. A safra nacional recorde de grãos deve atuar como uma espécie de locomotiva de crescimento para as economias da região Centro-Oeste.

O governador Marconi Perillo soube atrair investimentos para o Estado e, paralelamente, antecipou à crise com um forte contingenciamento de gastos, o corte de cargos comissionados e economia na gestão da máquina pública. A ação gerou uma poupança que agora está fomentando os municípios do interior que passam por dificuldades financeiras, por meio do Programa Goiás na Frente, que prevê, para o biênio 2017/2018, cerca de R$ 9 bilhões em investimentos nos 246 municípios goianos, com foco na infraestrutura.

Desempenho do PIB dos Estados

1º Mato Grosso (5,1%)

2º Maranhão (3,1%)

3º Mato Grosso do Sul (2,4%)

4º Goiás (2,2%)

5º Santa Catarina (2%)

 

 

Fonte: FGM com dados do Goiás Agora


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios