Expo Municípios 2019 promove debate sobre valorização da mulher na política

Com o intuito de promover a participação das mulheres na politica, a Federação Goiana de Municípios (FGM) apresentará durante a Expo Municípios 2019, o debate “Mulheres municipalistas na construção de um novo modelo político”, com a presença da Delegada Adriana Accorsi (PT), que também é deputada estadual, e graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e da prefeita Selma de Bastos, coordenadora do Movimento Mulher Municipalista (MMM) e eleita por duas vezes consecutivas na cidade de Goiás-Go.
Atualmente o Brasil faz parte dos países com menos representatividade feminina em cargos eletivos. Segundo o levantamento do Instituto Alziras (organização de representatividade feminina na politica), na ultima eleição brasileira, dos 5.568 municípios brasileiros, em 68 % não houve candidatura de mulheres ao cargo de chefe do poder executivo local. Em Goiás esse cenário também assusta, sendo que apenas 34 municípios goianos são comandados por mulheres, enquanto os homens assumem a gestão de 212, de acordo com estudo do jornal “O Popular”.
O presidente da FGM, Haroldo Naves destaca que essa baixa representatividade da mulher na politica se deve a desigualdade social imposta à mulher desde a antiguidade, e ressalta a importância de levantar debates com esse tema, para que seja colocado na pratica o exercício dos direitos igualitários citado na constituição de 1988. “As mulheres já conquistaram vários direitos na sociedade contemporânea, e inclusive na politica. A legislação eleitoral por exemplo define que no mínimo 30% das vagas do partido ou coligação sejam preenchidas por mulheres . Mesmo assim ainda há muito o que falar sobre o assunto ”, ponderou Haroldo Naves.
 
Fonte: FGM