Federação Goiana de Municípios lança edital do Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar

Atenção gestores! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar 2024, promovido pela Federação Goiana de Municípios (FGM). O edital já está disponível e o objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios do estado de Goiás, incentivando as administrações municipais a apoiarem e fortalecerem os produtores da agricultura familiar. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 15 de abril de 2024.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 09 de maio de 2024, durante a 21ª Edição da Agro Centro-Oeste Familiar, que ocorrerá no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, em Mineiros – GO. O Prêmio reconhecerá os gestores municipais que tenham implementado projetos bem-sucedidos voltados para a agricultura familiar.

Esses projetos devem demonstrar resultados tangíveis, como estímulo ao cooperativismo, aumento da comercialização dos produtos da agricultura familiar, geração de empregos e renda, além de promover a inovação e a integração produtiva entre cidade e campo. Para a escolha dos premiados, serão avaliadas diversas ações, tais como compras governamentais, apoio ao cooperativismo e associativismo, estímulo à comercialização da produção familiar, capacitação, inovação em serviços públicos, fomento de parcerias estratégicas, entre outras.

Os municípios interessados devem preencher o formulário de inscrição anexo no edital e enviá-lo para a sede da entidade, em Goiânia, conforme as instruções do regulamento. Além do formulário, os participantes podem anexar mídias digitais que comprovem a execução dos projetos inscritos.

As inscrições e os projetos serão segmentados de acordo com o porte populacional do município, sendo considerados dados oficiais de estimativa populacional e índices do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano de 2024.

A FGM reafirma o convite a todos as prefeituras e reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável dos municípios goianos e o fortalecimento da agricultura familiar como pilar fundamental da economia local.

 

Confira aqui o regulamento na íntegra

 

COMUNICAÇÃO FGM