Festival Gastronômico agita Pirenópolis a partir desta quinta

A partir desta quinta-feira, dia 14, começa a 12ª edição do Festival Gastronômico e Cultural Pirenópolis, com abertura oficial às 20 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Este ano, a programação de aulas-shows, oficinas e feira gastronômica, será na Praça da Matriz, no Centro, sempre a partir das 15 horas. O festival vai até domingo, dia 17.
Circuito Gastronômico Goiás 2017 foi lançado pelo governador Marconi Perillo em abril e já foram realizados quatro festivais – São Simão, Terezópolis de Goiás, Nova Veneza e cidade de Goiás. Depois de Pirenópolis, vem Caldas Novas, de 12 a 15 de outubro; Luís Alves, 2 a 5 de novembro; Goiânia, 16 a 19 de novembro; Trindade, de 30 de novembro a 2 de dezembro; e Alto Paraíso, de 14 a 17 de dezembro.
A ideia da criação dos circuitos é apoiar os festivais que já existiam, e valorizar a cozinha goiana de raiz, dentro da vocação de cada município. Os festivais são espaços reservados especialmente para a manifestação de aprendizes e mestres da gastronomia, que transformam ingredientes básicos da tradicional cozinha local em pratos sofisticados. Os produtos da terra, misturados com arte e feitos no fogão de lenha, os doces de frutas em calda ou cristalizados e as castanhas do Cerrado exalam aromas que chamam a atenção e encantam.
Ao longo dos anos, as festas atraíram nomes consagrados da cozinha brasileira e internacional, proporcionando deliciosas combinações de sabores ao público. Os profissionais do Estado ganharam conhecimento e experiência com os chefs que enriqueceram os eventos.
Para o festival de Pirenópolis, nomes consagrados da gastronomia internacional, como o chef Julien Mercier, e nacionais, como Luiz Américo e Diego Badaró. Todos comandam grandes restaurantes no Brasil e vão a Pirenópolis ensinar um pouco de suas técnicas e apresentar novidades. Nomes da cozinha goiana também farão suas receitas, o chef Gilmar Borges, Ian Baiocchi e André Rabelo são alguns dos profissionais que passam por lá nesta edição.
Além das aulas-shows e oficinas, à noite as tradicionais apresentações artísticas vão casar com o clima romântico, charmoso e intimista do Festival. Os cantores Vanessa Oliveira e Pádua representam a música popular brasileira no palco instalado atrás da Igreja principal. Para levar um pouquinho de descontração, dois humoristas apresentam stand-up comedy, Diogo Portugal e o goiano Michel, famoso por seu personagem Zé Golinho.
Fonte: Goiás Agora