Festival Italiano de Nova Veneza será lançado hoje, 05

A 14ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza será lançada oficialmente nesta terça-feira, dia 5, às 8 horas, durante um café da manhã no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, pelo governador de Goiás, José Eliton, e da prefeita de Nova Veneza, Patrícia Amaral.
O evento é um dos 15 festivais que compõem o Circuito Gastronômico de Goiás e será realizado de 7 a 10, quinta a domingo. A partir dessa edição, passa a contar também com o apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil.
Pelo menos 100 mil visitantes devem passar pela cidade nos quatro dias, o que o classifica como um dos grandes festivais culturais nacionais. Em sua 14ª edição, o festival cresceu 30% em sua estrutura física e 20% no número de postos de trabalho temporário gerados – 1200 no total.
A previsão é de que o festival movimente mais de R$ 2 milhões, na cidade que fica a 44 quilômetros de Goiânia e a 200 km de Brasília. O número de assentos passa dos 4 mil para 6 mil para melhor acomodar o público.
De acordo com Hermione Stival, presidente da Associação Pró-Festival Italiano de Nova Veneza (Afesti), os esforços da organização estão sendo feitos para torná-lo cada vez mais uma referência da cultura italiana no Estado. Além dos pratos típicos da cozinha italiana, música e danças italianas, a partir deste ano, novas atrações culturais temáticas serão agregadas à programação.
Um dos destaques é a mostra de cinema, realizada em parceria com a embaixada italiana e vai apresentar ao público cinco longa-metragens daquele país. Os filmes contemporâneos são legendados e terão entrada gratuita no Centro Cultural Pedro Peixoto, reformado para o evento.
A exposição fotográfica Carnavale di Venezia é outra novidade do festival. A mostra de fotos é assinada pelo fotógrafo paraibano Francisco Andrade e retrata seu olhar para o tradicional carnaval de Veneza, uma das mais famosas festas da Itália.
Decoração
Algo que promete ser um grande atrativo para os visitantes na edição de 2018 do festival é a decoração da cidade. Como o a temática “Um dia em Veneza”, a Associação Pró-Festival de Nova Veneza (Afesti) vai decorar a praça central do município, onde o evento se concentra, com itens que lembram a cidade italiana, conhecida por ser uma das mais românticas do mundo. A organização do festival contratou atores que receberão os visitantes vestidos com fantasias que remetem ao carnaval de Veneza.
Em referência aos colonos italianos que deram origem à cidade, serão colocadas flâmulas com os nomes das famílias fundadoras. Figurinistas vestidos de gondoleiros, rainhas, princesas e mascarados – em referência ao Carnaval de Veneza – circularão pelo evento durante os quatro dias.
A Cantina da Nona, cozinha oficial do evento, desde o dia 7 de maio está fazendo o pré-preparo dos ingredientes usados nos milhares de pratos que serão servidos. Os preços serão populares a partir R$ 15.
Nova Veneza
Nova Veneza fica a 44 quilômetros de Goiânia, e tem 60% de sua população formada por descendentes italianos. Reduto dos colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos, Nova Veneza é símbolo da imigração no Estado.
Stival, Bisinoto, Faquim e Bosco foram as primeiras famílias vindas da Itália e que se fixaram na região por volta de 1924, unindo-se aos Sousa, Alves, Santos, Ferreira, Vargas, Peixoto e Constantino. A localidade, por anos, ficou conhecida como “Colônia dos Italianos”, mas em 1958, tornou-se município e foi batizada de Nova Veneza.
 
Fonte: Goiás Agora