FGM, AGM e UVG destacam importância dos Encontros Técnicos Regionais do TCM

Com o tema “capacitando para uma gestão de qualidade”, a edição 2017 dos encontros regionais será realizada de abril a junho, nas seis Regiões do Estado. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Para as entidades representativas das prefeituras e câmaras de Goiás:  Federação Goiana dos Municípios (FGM), Associação Goiana de Municípios (AGM) e União de Vereadores de Goiás (UVG); os Encontros Técnicos Regionais do TCMGO são uma oportunidade ímpar de capacitação dos gestores. Em especial, esse ano, já que grande parte dos atuais prefeitos e vereadores goianos está em seu primeiro mandato. Com o tema “capacitando para uma gestão de qualidade”, a edição 2017 dos encontros regionais será realizada de abril a junho, nas seis Regiões do Estado dividas pelo Tribunal (veja calendário abaixo).
Nessa terça-feira (4/4), o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, anunciou a abertura das inscrições do evento pelo site www.tcm.go.gov.br e entregou o material de divulgação para as entidades municipalistas, que se comprometeram com a mobilização dos gestores. A reunião foi no gabinete da presidência e contou também com a presença do vice-presidente do TCMGO, conselheiro Daniel Goulart.

Presidentes das entidades municipalistas
apoiam Encontros Técnicos do TCM.

FGM e AGM  começam mobilização de prefeituras  –  “Principalmente, pelo fato de termos cerca de 80% dos prefeitos eleitos pela primeira vez, essa orientação do Tribunal é indispensável. Estamos empenhados na mobilização para que as administrações municipais de todas as cidades participem dos encontros de sua região”, disse o presidente da FGM, Haroldo Naves. O presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende, salientou que a participação de todos os envolvidos na gestão é indispensável. “Os profissionais de todas as áreas da administração serão alertados pelo Tribunal para seguirem no rumo certo nesse encontro”. 
UVG quer garantir a ampla participação  dos vereadores –  O  presidente UVG, Ricardo de Oliveira Carneiro, ressalta   que  quanto maior a capacitação maior a eficiência do legislativo. “Os técnicos do TCM conseguem instruir os legisladores, gestores e secretários e indicar qual o melhor caminho a seguir na gestão pública”, comentou.
Parceria do TCM com prefeituras e câmaras é prioridade
O presidente do TCMGO Joaquim de Castro disse que já esperava a receptividade das entidades para esse encontro de orientação. “Afinal, em seus discursos de posse e nas visitas que fizeram ao tribunal desde que assumiram, os representantes dos prefeitos e vereadores manifestaram total interesse pela parceria e o fortalecimento do diálogo com o tribunal”, comentou o conselheiro.
Nas seis edições de 2017 dos Encontros Técnicos Regionais, o tribunal espera receber prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários, controladores internos, assessores jurídicos e contábeis, gestores; bem como conselheiros municipais, representantes da sociedade civil, professores e estudantes dos 246 municípios de Goiás.
Para participar, basta o interessado fazer a sua inscrição gratuitamente no site do TCMGO: www.tcm.go.gov.br/sophos .
Na programação consta exposição sobre o TCM como parceiro da gestão municipal, o papel do Ministério de Público de Contas, os instrumentos de Planejamento Governamental (PPA, LDO e LOA); o projeto de orçamento básicos de serviços de limpeza urbana, a contratação direta e a contratação temporária ,  exceções constitucionais para os cargos em comissão e a a municipalização do trânsito.