FGM, AGM, Seinfra e CAIXA discutem execução de projetos em reunião


Na manhã desta segunda-feira (12/04), a Federação Goiana de Municípios (FGM), Associação Goiana de Municípios (AGM), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e Rede da Caixa Econômica Federal (CAIXA) discutiram a execução de obras em municípios goianos. São mais de 300 projetos que necessitam de acompanhamento técnico e que podem ser inviabilizados caso não haja regularização.

A cooperação entre os entes visa a participação da Seinfra como interveniente técnico, fornecendo uma equipe que dê suporte na otimização dos projetos às prefeituras, num esforço conjunto denominado Sala de Projetos. A Sala de Projetos poderá atender projetos com termos de referências, tal como obras da bancada federal e/ou estadual.

Já os representantes da CAIXA frisaram a utilização da Sala das Cidades e Estados como um espaço para assessoramento técnico, destinado a representantes de estados e municípios, e também utilizado para realização de reuniões, assinatura de contratos de repasse, de financiamento, entre outros. Além disso, no sentido de auxiliar na tramitação dos processos em conjunto à secretaria, também visa o suporte no entendimento do regramento para a operacionalização das obras.

É importante ressaltar que as emendas de 2021 possuem uma cláusula suspensiva que vence no dia 30 de novembro deste ano, então é necessário que os municípios sejam ágeis para que não percam estas emendas. “Esta vai ser uma parceria muito produtiva para agilização das obras e aproveitamento das emendas que são destinadas aos municípios”, afirma Haroldo Naves, presidente da FGM.

 

COMUNICAÇÃO FGM