FGM alerta gestores municipais sobre problemas em sistema do Ministério da Cidadania

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que o sistema para preenchimento do Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira do Governo Federal e o Sistema Censo Suas tem apresentado uma série de problemas que foram relatados pelos gestores. Diante do movimento municipalista as entidades procurou o Ministério da Cidadania para solicitar a normalização e permitir a finalização de obrigações da administração municipal.
Dentre os problemas relatados estão: inconsistência no sistema, desencontro de informações em relação aos dados apresentados no preenchimento dos questionários, instabilidade (em alguns momentos fora do ar), além de dificuldade na finalização dos recursos financeiros por erro no sistema, em especial no Demonstrativo do IGD-SUAS.
A CNM em parceria com a FGM encaminhou ofício ao Ministério da Cidadania para relatar essas situações e solicitou ao Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) a prorrogação da prestação geral de contas. Ainda pediu ao Departamento de Vigilância Socioassistencial mais tempo para o preenchimento do Censo Suas:
Em relação ao Censo Suas: os Municípios podem tirar print da tela e identificar a situação específica, com o encaminhamento da demanda para SNAS/MC, por meio do e-mail [email protected] ou pelo Formulário Eletrônico de e-mail, pelo 121, ou ainda no chat.
Em relação ao Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico Financeira: os Municípios podem fazer o mesmo procedimento. Entretanto, o encaminhamento da demanda deve ser direcionado ao [email protected] ou pelo contato (61) 2030-1757/1824/1825. Para o preenchimento dos questionários, os responsáveis devem utilizar o login e a senha do gov.br.
Fonte: FGM com dados da CNM.