FGM atua na proteção dos Gestores em relação ao piso do magistério

A Federação Goiana de Municípios (FGM) está articulando e atuando para levar a visão dos Gestores sobre o aumento do piso do magistério. Este é um trabalho árduo de convencimento da sociedade, para além de proteger os municípios, tornar público as grandes consequências deste reajuste ilegal.
O Presidente Haroldo Naves, em diferentes oportunidades, está levando a voz dos Prefeitos e Prefeitas à mídia, intencionando uma não responsabilização dos Gestores com o não cumprimento deste reajuste. Na visão da FGM, esse aumento pode colapsar a educação de Goiás e colocar em risco as prefeituras. É válido ressaltar que a discussão sobre o merecimento não é pautada, mas sim a origem dos recursos.
“A portaria não tem nenhum efeito legal, é uma medida meramente eleitoreira. O próprio Tribunal de Contas do Município fez um manifesto dizendo que os municípios têm que ter lei específica própria e não podem ultrapassar a lei de responsabilidade fiscal”, como pontuou o Presidente da FGM em entrevista ao Diário de Goiás.
Em outra oportunidade o presidente cita o MEC em defesa dos municípios, “o Fundeb estabelece que este reajuste em de ser feito através de lei. O Ministério da Educação chegou a publicar em 14 de janeiro um parecer da Advocacia Geral da União, dizendo que este reajuste não poderia ser concedido do jeito que está sendo feito. A medida é apenas eleitoreira, com objetivo de transferir a responsabilidade para estados e municípios”, declara em entrevista à Rede Sagres.
A FGM está prontamente mobilizada em reverter essa situação e defender a imagem e reputação dos Prefeitos e Prefeitas, que são atacados e testados diariamente. É no município que a vida acontece e precisamos desta valorização.
Para acompanhar as entrevistas na íntegra:
O Popular:
Municípios vão à Justiça contra reajuste de salário de professores
Municípios devem ter dificuldade com reajustes
Diário de Goiás:
Sagres:
“Percentual é ilegal e só tem objetivo eleitoral”, diz FGM sobre reajuste aos professores
Brazil Urgente:
Haroldo Naves: municípios goianos não tem capacidade de dar o reajuste para professores
Jornal Opção:
‘Mais de 90% dos municípios goianos não têm capacidade de dar o reajuste’, diz presidente da FGM
Diário da Manhã:
FGM e AGM apontam “insegurança jurídica”
FGM
Compartilhar
Relacionadas

20 mar 2025
FGM lança escola de formação para Gestores Municipais de Esportes

20 mar 2025
FGM encerra com sucesso capacitação sobre Licitações para Gestores Municipais

19 mar 2025
TCMGO Promove Evento Especial em Comemoração ao Dia do Ouvidor

19 mar 2025