FGM convida municípios a participarem da 5ª edição do Virada Ambiental

A Federação Goiana de Municípios (FGM) convida a todos os municípios goianos a participarem da 5ª edição do Virada Ambiental, que acontece na próxima segunda-feira (05/06), dia Mundial do Meio Ambiente. Tendo inicio às 9h30 e dando abertura às atividades da Semana do Meio Ambiente, o evento será realizado no auditório Carlos Vieira, localizado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Esta é uma realização da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a iniciativa é voltada para ações de preservação e restauração do Cerrado.

O evento contará com a doação das 246.000 mudas para realização de uma das principais ações do projeto, o plantio de cerca de 1.000 mudas de espécies nativas do Cerrado em cada município. Além disso, na programação está previsto o lançamento do edital de inscrições do 4º Concurso Fotográfico Yocihar Maeda, cujo tema é “Cerrado – O berço das águas”. O desafio proposto aos participantes é capturar as belezas do Cerrado goiano, visando promover a valorização da natureza e a conscientização sobre a importância da preservação do bioma.

A Associação Caminho de Cora Coralina (ACCC) também fará o lançamento do documentário autoral e promoverá uma discussão sobre o objetivo de estimular o desenvolvimento social e crescimento econômico das comunidades, despertando consciência ambiental, cultural e social.

O evento também terá exposições, como a da Cooperativa Bordana, coletivo de bordadeiras de Goiás que fará uma exposição de suas peças que exaltam a flora e a fauna do bioma. A Saneago, o Sistema OCB/GO e parceiros da agricultura familiar também farão exposições sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Plante GO

A 5ª edição do Virada Ambiental também  terá a apresentação do aplicativo PlanteGO, cujo propósito é fazer com que os cidadãos tenham um canal fácil e rápido para o registro do plantio de mudas em ambiente urbano e rural no estado de Goiás. Além de registrar o ato e outras informações, o usuário poderá compartilhar cada plantio com sua rede de amigos e ajudar na divulgação da ação ambiental, com o objetivo de fomentar o reflorestamento do Cerrado.

Confira abaixo toda a programação do evento:

COMUNICAÇÃO FGM