Censo escolar 2018 mostra melhoras no rendimento

O censo escolar 2018 divulgado pelo Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta sexta-feira, 10 de maio, mostra uma tendência de melhora no ensino fundamental e médio. Fazendo um levantamento comparativo entre os índices de aprovação, reprovação e abandono, nota-se que houve um aumento de aprovações, enquanto a reprovação e abandono mantiveram-se estável ou em queda.

Os dados do censo são coletados por meio de declaração das escolas durante a segunda etapa do censo escolar e estão disponíveis para consulta por regiões, unidade da federação, município e por escola.
Além de serem indicadores utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que a cada dois anos combinam as taxas de rendimento do Censo Escolar com o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as taxas de rendimento são fundamentais para a verifi­cação e o acompanhamento pelas escolas e pelos profissionais das redes de ensino (estados e municípios).
Em Goiás os dados referentes a 2018 também foram positivos e a Federação Goiana de Municípios lembra que no dia 29 de maio, Dia nacional do Censo Escolar da Educação Básica, o Inep iniciará a campanha estatística de 2019.
 
Acesse as taxas de rendimento do seu município.
 
Fonte: FGM com dados do MEC/Inep/Deed