FGM e Gestores Municipais participam de reunião do Gaepe-GO sobre a educação no contexto pandêmico


A Federação Goiana de Municípios (FGM), participou de reunião do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública (Gaepe-GO), realizada no dia 13/4. Na reunião on-line foi discutido a educação e a gestão municipal no contexto da pandemia. Como novidade desta edição do encontro, Prefeitos e Gestores municipais puderam apreciar as elucidações técnicas da equipe do Gaepe sobre o tema. A FGM foi escolhida como interlocutora entre as demandas municipais e o Gabinete.
Participaram do encontro, José de Sousa Cunha (presidente da FGM), Fabrício Macedo Motta (conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás -TCM), Alessandra Gotti (presidente-executiva do Instituto Articule), Roberto de Carvalho Coutinho (auditor de Controle Externo do TCM), Elcivan Gonçalves França (presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Goiás – Uncme), Adriana Gomes Pereira (coordenadora estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES), Flávio Roberto de Castro (presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás – CEE), Marcelo Ferreira da Costa (presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás – Undime).
Para mais de 400 participantes do municipalismo goiano, foi elucidado sobre a importância da educação e o Diagnóstico da educação em Goiás, explanado pelo Auditor Roberto Coutinho, que instruiu os munícipios sobre como averiguar os dados da educação e usa-los em políticas públicas.
Os Conselhos Municipais de educação, passando por sua Importância e os Fundo foi um dos temas abordados. Ministrado pelo Presidente da Uncme, Elcivan França. Em sua apresentação contextualizou a função dos Conselhos juntamente com o momento Pandêmico. Para conferir a apresentação completa acesse o link:

Apresentação formação prefeitos Gaepe

A volta as aulas com segurança foi abordada. A elaboração e implementação de Protocolos de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais nas Instituições de Ensino do Estado de Goiás foi oportunizada pela Gerente de Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços de Saúde – GVSPSS, Adriana Gomes Pereira. Para conferir sua apresentação basta clicar no link abaixo:
Apresentação Protocolo Escolar – Gaepe 
Outros temas oportunizados no encontro foram, os desafios da educação no período da pandemia; Elaboração e implementação dos protocolos de saúde; Ações para melhoria do regime de aulas não presenciais e híbrido; Ampliação de acesso a equipamentos/acesso à internet/formação de professores no aspecto tecnológico; e Programas e fontes de recursos.
FGM é a interlocutora dos municípios

Como a quantidade de temas abordados foi grande, as duvidas foram proporcionais. Os Prefeitos e Gestores municipais promoveram um verdadeiro diálogo entre o municipalismo e o Gaepe, denotando o interesse e busca pelo progresso dos municípios goianos.  O responsável pelo Gabinete, conselheiro Fabrício Macedo Motta incumbiu a Federação Goiana de Municípios a interlocução entre os entes e os representantes do Gaepe.
O Presidente da FGM, Cunha declara sobre a importante função. “Fomos escolhidos pela proximidade que temos junto as administrações municipais. O papel da entidade está sendo reconhecido. Vamos procurar levar as duvidas para entregar soluções, desenvolvendo a educação e o progresso municipalista”.
Fonte: FGM